Comitê apresenta novo Manual de Procedimentos Operacionais de Bancos de Perfis Genéticos
Brasília, 14/05/2015 – O Comitê Gestor da Rede Integrada de Bancos de Perfis Genéticos (RIBPG) aprovou na última segunda-feira (11) a segunda versão do manual de procedimentos operacionais, que visa orientar e padronizar os procedimentos realizados na Rede, de forma a promover uma maior segurança e confiabilidade dos dados armazenados e dos resultados encontrados.
De acordo com o Manual, a identificação de pessoas desaparecidas ocorrerá mediante a alimentação sistemática dos perfis genéticos de quatro tipos diferentes de amostras biológicas: cadáveres e restos mortais não identificados, pessoas de identidade desconhecida, referências diretas de pessoas desaparecidas e familiares de pessoas desaparecidas. A Rede é uma iniciativa conjunta do Ministério da Justiça e das Secretarias de Segurança Pública Estaduais.
Clique aqui e confira a íntegra da segunda versão do manual no portal do Ministério da Justiça.
Rede Integrada de Bancos de Perfis Genéticos – Criada pelo Decreto 7.950/2013, a RIBPG permite o armazenamento e o intercâmbio de perfis genéticos entre as instituições periciais das diferentes Unidades da Federação e do Governo Federal, com o objetivo de auxiliar a investigação de crimes que deixam vestígios e a identificação de pessoas desaparecidas.
Ministério da Justiça
facebook.com/JusticaGovBr
flickr.com/JusticaGovbr
www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br
(61) 2025-3135/3315/3928