Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Comissão de Anistia entrega relatório à Comissão da Verdade de Pernambuco

Comissão de Anistia entrega relatório à Comissão da Verdade de Pernambuco

por publicado: 11/11/2014 11h33 última modificação: 11/11/2014 11h33

Brasília, 11/11/14- A Comissão da Memória e Verdade Dom Helder Câmara do Estado de Pernambuco recebe, nesta terça-feira (11), relatório da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, que traça o perfil de mortos e desaparecidos anistiados políticos referentes ao estado de Pernambuco. A pesquisa analisou informações como idade, gênero, atividades e militância política dos anistiados e também mapeou os tipos de atos de exceção cometidos, ano de ocorrência, locais, autores e instituições envolvidas.

“Aproveitamos nosso acervo de mais de 74 mil processos para contribuir com as investigações das comissões da verdade regionais”, explica Paulo Abrão, presidente da Comissão de Anistia. A pesquisa também vai subsidiar o relatório da Comissão Estadual Dom Helder Câmara, que será enviado à Comissão Nacional da Verdade.

A Comissão da Anistia traçou a história de dez anistiados que constavam no seu acervo. Todas as pessoas estudadas eram do sexo masculino, e a maioria tinha entre 14 e 24 quando foi atingida por um ato de exceção – mais que o dobro da faixa etária de 31 a 40 anos. Além disso, a maioria dos mortos e/ou desaparecidos políticos era formada por estudantes com intensa atividade política clandestina.

Quanto ao perfil dos atos de exceção, foram encontrados 20 tipos distribuídos em 76 ocorrências. A maioria desses atos confirma as práticas de terrorismo de estado: prisão, tortura, execução, desaparecimento. O maior período de ocorrência de atos de exceção foi de 1968 a 1973, e em seguida, foram os três primeiros anos da ditadura.

Ramires Maranhão do Valle é um dos casos analisados. Militante do Partido Comunista Brasileiro Revolucionário (PCBR) e estudante secundarista de Recife/PE, foi preso em 1964, com apenas 14 anos. Após nove anos, em 1973, foi assassinado no Rio de Janeiro. A mãe, ao encontrar o corpo do filho, faleceu de parada cardíaca.

Serviço
Data:
11/11
Horário:
9h
Local
: Auditório da Ordem dos Advogados do Brasil em Pernambuco (OAB-PE) – Recife/PE.

 

Ministério da Justiça
facebook.com/JusticaGovBr
flickr.com/JusticaGovbr
www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br

(61) 2025-3135/3315