Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Comissão de Anistia divulga relatórios no Espírito Santo

Comissão de Anistia divulga relatórios no Espírito Santo

por publicado: 09/10/2014 10h45 última modificação: 09/10/2014 10h45

 

Brasília, 9/10/14 – A Comissão de Anistia do Ministério da Justiça entrega, nesta quinta-feira (9), às Comissões da Verdade da Universidade Federal do Espírito Santo e da Escola de Magistratura do Estado do Espírito Santo, relatórios que traçam, a partir de seu acervo, o perfil de anistiados ligados a essas instituições. Foram mapeados o local e circunstâncias das perseguições, os nomes de agentes do Estado que participaram das violações, os centros de detenções e informações que contribuem para o esclarecimento das violações de direitos humanos no período de exceção.

Perly Cipriano é um dos perfis identificados. Ele era estudante na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), participava do movimento estudantil e era filiado ao PCB, atuando junto a trabalhadores rurais. Foi preso e torturado antes de finalmente partir para o exílio.

As pesquisas apontam para o potencial do acervo da Comissão de Anistia, composto por mais de 74 mil requerimentos de anistia política, ainda pouco explorado pela historiografia sobre o período de exceção no país. “Os estudos mostram que a atuação política desses cidadãos na luta por seus ideais acabou gerando violação de direitos humanos pelo Estado, com implicações que se estenderam à vida pessoal e profissional dos perseguidos”, analisa Paulo Abrão, presidente da Comissão de Anistia.

Os relatórios são fruto de um termo de cooperação entre a Comissão de Anistia, a Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).

A vice-presidente da Comissão de Anistia, Sueli Bellato, estará presente na cerimônia de entrega dos relatórios.

Divulgação de relatórios para a Comissão da Verdade do Espírito Santo
Data: 9/10
Horário: 14h
Local: Sede da Comissão da Verdade da Universidade Federal do Espírito Santo
Auditório do DAOCs
Prédio da Reitoria da UFES
Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras Vitória-ES

 

Ministério da Justiça
facebook.com/JusticaGovBr
flickr.com/JusticaGovbr
www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br

(61) 2025-3135/3315