Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Com aparato da Copa, Nordeste terá ações de segurança pública integrada

Com aparato da Copa, Nordeste terá ações de segurança pública integrada

por publicado: 08/08/2014 18h42 última modificação: 08/08/2014 18h42
Ministro anuncia estratégia durante encontro de chefes de inteligência e gestores. Clique e ouça entrevista coletiva

Brasília, 8/8/14 – O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, anunciou nesta sexta-feira (8), em João Pessoa (PB), que serão criadas ações estratégicas e integradas em todo Nordeste para combater o crime organizado nos nove estados da região. O anúncio foi feito durante o Encontro dos Chefes de Organismos de Inteligência e Gestores dos Sistemas de Informação de Segurança Pública (Enchoi) – Etapa Nordeste, que começou nesta quinta-feira (7). 

Entrevista coletiva com ministro da Justiça - Parte 1

Entrevista coletiva com ministro da Justiça - Parte 2

As ações integradas terão como base o planejamento operacional adotado durante a Copa do Mundo no Brasil, cujo investimento do governo federal chegou a R$ 1,9 milhões e promoveu trabalhos em conjunto entre as polícias dos estados e tropas federais do Ministério da Justiça e Ministério da Defesa. No Nordeste, Rio Grande do Norte, Bahia, Pernambuco e Ceará foram sedes de jogos na Copa do Mundo e Sergipe.

O ministro explicou que as polícias e setores de inteligência vão planejar e executar tarefas de forma eficaz e dividir as responsabilidades no combate ao crime nos estados. Já há uma série de programas e iniciativas que foram propostas e discutidas com secretários de Segurança Pública, em julho, durante encontro em Salvador.

“Devemos realizar operações conjuntas nos estados do Nordeste para combater o crime organizado. Portanto daremos aos estados o mesmo modelo do plano de segurança que foi desenvolvido para a Copa do Mundo, com um padrão de excelência”, destacou o ministro.

Cardozo ressaltou que vai aprimorar a utilização, junto com os secretários de segurança pública, das estratégias de em inteligência com a utilização de equipamentos e a continuidade de treinamentos. “É isso que estamos construindo agora. Faremos uma política de integração de combate ao crime organizado. É chegada a hora de nos unirmos e nos integrarmos para combater as organizações criminosas”, reforçou.

O Enchoi é promovido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (Senasp/MJ) em parceria com o estado da Paraíba.

Participam do evento cerca de 120 pessoas, entre chefes e integrantes de redes de inteligência policial do Nordeste, e ainda representantes de outras regiões do país, como Rio de Janeiro e São Paulo.

Ministério da Justiça
Curta facebook.com/JusticaGovBr

www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br

(61) 2025-3135/3315