Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Com 2 mil câmeras, Centro Integrado de Comando e Controle já funciona no RS

Com 2 mil câmeras, Centro Integrado de Comando e Controle já funciona no RS

por publicado: 02/06/2014 14h38 última modificação: 02/06/2014 14h38

Brasília, 2/6/14 – Faltando 10 dias para o início da Copa do Mundo no Brasil, o Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR) do Rio Grande do Sul, localizado junto à Secretaria Estadual de Segurança Pública, em Porto Alegre, já está em funcionamento. A estrutura foi construída com investimentos da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos do Ministério da Justiça (Sesge/MJ).

O Ministério da Justiça investiu cerca de R$ 40 milhões. O prédio integra o trabalho conjunto dos profissionais de Segurança Pública nos setores operacional e de gestão, que durante e após o período da Copa do Mundo trabalharão 24 horas para a melhoria da segurança.

Ao todo, serão 2,1 mil câmeras de Porto Alegre, instaladas e incluídas gradativamente no sistema por meio da Sesge/MJ, programa Crack é Possível Vencer e convênios com Prefeitura de Porto Alegre, Beira-Rio, Arena do Grêmio, Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).

O secretário de Segurança Pública do Rio Grande do Sul, Airton Michels, afirmou que o CICCR é a demonstração de uma parceria importante entre estado e União, que viabilizou em menos de dois anos a construção do prédio e que deverá otimizar o trabalho da Segurança Pública no Rio Grande do Sul. “Nós teremos aqui 100% de possibilidade de atendimento do 190, com tecnologia que nos permitiu unir todos os agentes de segurança pública para usufruir ferramentas que melhoram ainda mais o atendimento aos gaúchos e turistas”, explicou.

No CICCR do RS há um mapa de toda cidade com visibilidade plena que permanecerá após terminada da Copa. Serão mais de 260 servidores de segurança pública, que estarão trabalhando de forma integrada no Centro, proporcionando o mapeamento mais eficaz de tudo o que estiver acontecendo em Porto Alegre.

Durante os jogos, o secretário de Segurança Pública, assim como o comandante da Brigada Militar, representante do Exército e o superintendente da Polícia Federal, estarão acompanhando todas as imagens do estádio Beira-Rio e entorno em tempo real. Na sala operacional há um telão para a reprodução de imagens de 101 câmeras.

A sala operacional, que funciona 24 horas por dia, conta com 56 posições de despacho de viaturas e 48 posições de videomonitoramento. Há quatro posições de supervisão, ocupadas pela BM, PC, Instituto Geral de Perícias (IGP) e Superintendência de Serviços Penitenciários (Sesepe). A sala de atendimento ao 190 possui 31 posições com operadores 24 horas.

 Ministério da Justiça
Curta facebook.com/JusticaGovBr

www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br

(61) 2025-3135/3315