Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Brasil registra queda de 21,3% nos homicídios nos cinco primeiros meses de 2019

Destaque

Brasil registra queda de 21,3% nos homicídios nos cinco primeiros meses de 2019

por publicado: 12/09/2019 16h42 última modificação: 13/09/2019 12h52
Todos os nove crimes registrados pelo Sinesp tiveram redução em comparação com o mesmo período do ano passado

Brasilia, 12/09/2019 – O Brasil registrou queda de 21,3% no número de homicídios nos cinco primeiros meses de 2019 em comparação com o mesmo período do ano passado.  Os dados são da plataforma Sinesp com informações dos boletins de ocorrência de todos os estados e do Distrito Federal.

Todos os nove crimes registrados no Sinesp tiveram redução em comparação com 2018. Nos primeiros cinco meses deste ano, houve queda de 23,7% nos latrocínios (roubo seguido de morte), de 11,9% nos estupros, 8,2% nas tentativas de homicídio e 2,2% nos crimes de lesão corporal seguida de morte.

BANNER_DADOS_SEGURANCAPUBLICA_12092019_Prancheta 1.png

A redução também foi expressiva nos crimes de roubo à instituição financeira, menos 38,4% relação aos cinco primeiros meses de 2018. O Sinesp mostra que os crimes de roubo de carga (- 24,9%), roubo de veículo (- 26,7%) e furto de veículos ( -10%) também seguem em queda.

Clique aqui e acesse os dados. 

Desde março de 2019 o país conta com estatísticas criminais oficiais e confiáveis publicadas no site do Ministério da Justiça e Segurança Pública com base nos boletins de ocorrência dos estados e do Distrito Federal, registrados pelo Sinesp.

O Sinesp

O Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisionais, de Rastreabilidade de Armas e Munições, de Material Genético, de Digitais e de Drogas (Sinesp) é uma plataforma de informações integradas, que possibilita consultas operacionais, investigativas e estratégicas sobre segurança pública, implementado em parceria com os entes federados.

A plataforma firmou-se como um dos meios e instrumentos para a implementação da Política Nacional de Segurança Pública e Defesa Social (PNSPDS), instituindo-se o Sistema Único de Segurança Pública (Susp). Além disso, torna acessível informações estatísticas sobre crimes como: estupro, lesão corporal seguida de morte, homicídio doloso, latrocínio, tentativa de homicídio, roubo de veículo, furto de veículo, roubo de carga e roubo à instituição financeira.