Você está aqui: Página Inicial > Notícias > MJSP assina carta de entendimento contra pirataria

Destaque

MJSP assina carta de entendimento contra pirataria

por publicado: 04/09/2019 18h09 última modificação: 04/09/2019 18h10

Brasília,04/09/2019- O Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio do Conselho Nacional de Combate à Pirataria e aos Delitos contra a Propriedade Intelectual, e a Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI) assinaram uma carta de entendimento nesta quarta-feira (4), em Genebra, na Suíça. O MJSP estava representado pelo secretário Nacional do Consumidor, Luciano Timm.

 

Pelo documento, a OMPI disponibilizar sistema on-line de compartilhamento de dados para que o Brasil apresente lista nacional de websites utilizados para infringir deliberadamente ou de facilitar a infração de direitos de propriedade intelectual e direitos conexos. Isso possibilitará a punição administrativas destes websites, sem prejuízo de eventuais ações criminais, além de impedir o financiamento com publicidade digital e outros meios. A medida coloca o Brasil na vanguarda sobre o tema entre os países da América Latina.

 WhatsApp Image 2019-09-04 at 18.08.11.jpeg

Agência especializada – A Organização Mundial da Propriedade Intelectual é uma das 16 agências especializadas da Organização das Nações Unidas (ONU), criada em 1967, com sede em Genebra. A agência se dedica à constante atualização e proposição de padrões internacionais de proteção às criações intelectuais em âmbito mundial.

 

Os exemplos mais marcantes desta atuação são o Tratado de Cooperação em Matéria de Patentes (PCT); o apoio ao Convênio Internacional para a Proteção de Obtenções Vegetais (UPOV); o Protocolo de Madrid, para o registro internacional de marcas; e as negociações relativas à harmonização no campo de patentes e marcas e direito de autor.