Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projetos estratégicos do MJSP de combate à criminalidade são apresentados em evento na Paraíba

Destaque

Projetos estratégicos do MJSP de combate à criminalidade são apresentados em evento na Paraíba

por publicado: 30/08/2019 12h34 última modificação: 30/08/2019 12h34
Secretário Nacional de Segurança Pública e diretor de Inteligência Penitenciária do Depen representaram o MJSP no Fórum iBRASJUS

Brasília, 30/08/2019 – Os projetos estratégicos do Ministério da Justiça e Segurança Pública voltados para o combate à criminalidade foram apresentados, na terça-feira (28), no Fórum iBRASJUS 2019. O evento, que ocorreu na capital paraibana de 26 a 28 de agosto, reuniu profissionais e renomados especialistas da área para dialogar sobre segurança pública, defesa e justiça brasileira. O secretário Nacional de Segurança Pública, Guilherme Theophilo, e o diretor de Inteligência Penitenciária do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), Washington Clark dos Santos, foram conferencistas representando o MJSP no encontro.

Sob a ótica do tema: “Estado e sociedade construindo soluções para prevenir e reduzir as violências e fortalecer a segurança” foram apresentados ao público do fórum, empresários, gestores públicos e pesquisadores acadêmicos, amplos painéis de discussão envolvendo desde os problemas da violência praticada nas ruas contra os cidadãos, passando pelos crimes cibernéticos e indo até a corrupção.

O gestor da Senasp, Guilherme Theophilo, integrou o painel “Crime organizado e os seus reflexos na sociedade”, juntamente com os congressistas: coronel José Vicente da Silva Filho, consultor em Segurança Pública e que também já foi Secretário Nacional de Segurança Pública; e Lincoln Gakiya, promotor de Justiça do Estado de São Paulo.

Theophilo apresentou as diretrizes MJSP no combate a esse tipo de criminalidade por meio dos projetos estratégicos. O secretário Nacional destacou ainda a redução dos índices de criminalidade no país, que estão sendo divulgados pela plataforma oficial – Sinesp, e a urgência da integração entre as forças policiais brasileiras. “A maneira mais eficaz de combater qualquer tipo de crime, não é gastar com equipamentos. E, sim, investir na integração das forças policiais. Nesse sentido, muito tem sido feito nessa gestão do MJSP", pontuou.

Já Washington Clark dos Santos, diretor de Inteligência Penitenciária do Depen, participou do painel “Sistema Prisional Brasileiro: desafios e soluções”. Clark explicou o papel da diretoria, criada este ano através do Decreto de N° 9.662. E, que de acordo com ele, sempre foi um anseio das agências de inteligência penitenciária dos estados. Com a solução, o país tem agora uma diretoria central em Brasília que orienta toda a política de inteligência do sistema penal. E, de maneira geral sobre o assunto debatido, o diretor destacou que o trabalho desenvolvido pelo MJSP na busca de soluções para conter as organizações criminosas já está sendo referência no exterior. “Vários países têm nos procurado no sentido de obter respostas para a não proliferação dessas organizações criminosas em suas nações”, explicou.

WhatsApp Image 2019-08-30 at 12.30.26.jpeg

Sobre o Fórum iBRASJUS

O iBRASJUS FÓRUM 2019 é uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Segurança e Justiça e tem por finalidade fomentar o diálogo e o debate sobre questões que vêm afetando a qualidade de vida da população, produzindo violência, ameaça, medo e insegurança, além de comprometer o processo de desenvolvimento econômico, social e civilizatório da nação brasileira.

A partir do iBRASJUS FÓRUM 2019, será formada uma rede nacional e plural de profissionais que pensarão a segurança de uma forma ampla. Mais que debater os problemas causados pela criminalidade, essa rede vai desenvolver soluções para a área, conforme pontua o coronel Washington França da Silva, diretor-presidente do iBRASJUS, consultor em Segurança Pública e sócio fundador dessa entidade.

WhatsApp Image 2019-08-30 at 12.30.26 (1).jpeg