Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Programa de Fortalecimento das Polícias Judiciárias capacitará Polícia Civil de Goiás

Destaque

Programa de Fortalecimento das Polícias Judiciárias capacitará Polícia Civil de Goiás

por publicado: 23/08/2019 14h13 última modificação: 23/08/2019 14h18
O projeto do MSJP está dentro do eixo de ações que visam combater a corrupção no país

Brasília, 23/08/2019 – O Ministério da Justiça e Segurança Pública promove, de 26 a 30 de agosto, em Goiânia (GO) a quarta edição do Programa de Fortalecimento das Polícias Judiciárias (PFPJ). Abordando o tema “Corrupção Sistêmica e Delinquência Institucionalizada”, a capacitação contemplará 50 policiais civis e delegados de Goiás e também da região Centro-Oeste. A Escola Superior da Polícia Civil do estado sediará a semana de palestras.

Na sexta-feira (30), às 10h30, o programa contará com a palestra do secretário Nacional de Segurança Pública, Guilherme Theophilo. Além de destacar os princípios básicos para um bom desempenho no trabalho das forças policiais, o secretário fará uma breve explanação sobre os projetos do MJSP voltado para as Polícias Judiciárias. O momento será aberto à imprensa.

De acordo com Theophilo, o trabalho da Polícia Civil é peça fundamental no combate à corrupção. “O PFPJ é uma iniciativa de sucesso. Podemos dizer que, pela primeira vez, temos uma gestão na Segurança Pública olhando e investindo em projetos voltados para capacitar e fortalecer as polícias civis de todo o país. Iniciativa esta que faz parte das prioridades do Ministério em combater a corrupção. E, nesse sentido, a Polícia Judiciária, inevitavelmente, faz parte dessa engrenagem por trabalhar com a investigação. Por isso, a constante capacitação das forças policiais é fundamental. Já passamos por Pernambuco, Pará, Espírito Santo e, agora, em Goiás temos certeza que teremos excelentes resultados”, comenta.

O diretor de Ensino e Estatística (DEE) da Secretaria Nacional de Segurança Pública, Jorge Pontes, reforça também que o momento é de fortalecimento institucional. “Nós vemos a Polícia Judiciária como um grande instrumento de combate à impunidade por conta do poder de investigação e da capacidade de inteligência. Portanto, o programa é ambicioso e tem como objetivo a diminuição das assimetrias e das diferenças existentes entre as Polícias Civis do Brasil. Casos como Mensalão e Lava Jato serão dissecados, e as investigações conduzidas sobre o ex-governador Sérgio Cabral e o ex-presidente Michel Temer serão “cases” abordados pelos próprios presidentes dos respectivos inquéritos. O processo histórico de “gestão da seletividade” das investigações da Polícia Federal será um dos focos da capacitação”, destaca.

No intuito de transmitir experiências exitosas na condução de trabalhos investigativos da Polícia Federal, promovendo a integração e o fortalecimento entre as instituições, os Policiais Civis terão como palestrantes delegados federais de três distintas gerações, responsáveis pelas maiores operações policiais realizadas nos últimos 15 anos. Nomes nomes como Paulo Lacerda, Getúlio Bezerra, Jorge Pontes, Luis Flavio Zampronha, Mauricio Moscardi, Isalino Giacomet, Cleyber Malta estão entre os professores. Eles apresentação estudos de casos e diferentes técnicas operacionais.

Programa de Fortalecimento das Polícias Judiciárias

O Programa de Fortalecimento das Polícias Judiciárias é uma iniciativa da Diretoria de Ensino e Estatística da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). O objetivo principal do PFPJ é de aprimorar e fortalecer o trabalho das polícias judiciárias de todo o país, aumentando a capacidade investigativa e de resolução de crimes com impacto positivo na segurança pública de maneira geral.

Entre os assuntos discutidos com os alunos estão a atuação integrada, enfrentamento ao crime institucionalizado à grande corrupção, combate ao crime organizado, lavagem de dinheiro, planejamento operacional, cooperação internacional, inteligência policial, medidas de seletividade dos inquéritos policiais, entre outros.

Os cinco estados que estão recebendo as capacitações também fazem parte do Em Frente Brasil, projeto-piloto de enfrentamento à criminalidade violenta que terá como cidades participantes: Paulista (PE), Cariacica (ES), São José dos Pinhais (PR), Ananindeua (PA) e Goiânia (GO). O projeto será lançado na próxima semana.

Serviço

Palestra Secretário Nacional de Segurança Pública no PFPJ
Dia: Sexta-feira, 30 de agosto
Horário: 10h30
Local: Escola Superior da Polícia Civil de Goiás
Endereço: Avenida Planalto, Quadra Área, S/N –Jardim Bela Vista - Goiânia/GO