Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ministro da Justiça e Segurança Pública participa de almoço de trabalho com Embaixadores em Brasília

Destaque

Ministro da Justiça e Segurança Pública participa de almoço de trabalho com Embaixadores em Brasília

por publicado: 16/08/2019 13h30 última modificação: 16/08/2019 14h02
O encontro foi promovido pelo embaixador do Chile

Brasília, 16/08/2019 - O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro participou, nesta quinta-feira (15),  de almoço de trabalho promovido pelo embaixador do Chile no Brasil, Fernando Schmidt. O encontro contou com a  presença de embaixadores e representantes diplomáticos de, pelo menos, 15 países.

Moro mencionou o trabalho no combate à corrupção na América do Sul, promovido por diversos países e mencionou, igualmente, as linhas prioritárias de sua gestão, como o combate à corrupção, ao crime organizado e à criminalidade violenta.

O ministro informou os embaixadores sobre a redução dos crimes violentos em 20% no primeiro semestre deste ano, compartilhando o mérito com o trabalho das forças policiais nos diversos estados. Sergio Moro citou o fortalecimento da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal como ações prioritárias, o que reflete no aumento do número de apreensões de drogas e armas, ressaltando, ainda, a necessidade do investimento na área carcerária.

Os embaixadores abordaram temas como o processo de adesão do Brasil à OCDE, combate à corrupção no Brasil e na região, processos de extradição, a presidência do Brasil no Mercosul, as melhorias nas ferramentas de segurança pública e o pretendido aprimoramento de bancos de perfis genéticos.

A expansão de organizações criminosas brasileiras foi mencionada como uma das grandes preocupações da região. Moro falou sobre os trabalhos desenvolvidos no âmbito das fronteiras brasileiras, citando a futura criação do Centro Integrado de Forças de Segurança e a criação da Secretaria de Operações Integradas.

Com relação ao combate à criminalidade violenta, o ministro falou sobre o Em Frente Brasil, projeto-piloto que será desenvolvido em cinco cidades brasileiras e relacionou com sua visita à Argentina, no primeiro semestre deste ano, ocasião em que teve a oportunidade de conhecer o projeto, de semelhante objeto, denominado, “barrio seguro”.

A representante guatemalteca, Lissete Ordóñez, demonstrou interesse em negociar acordo de transferência de pessoas condenadas com o Brasil, em função do número de cidadãos daquele país detidos, principalmente, na cidade de São Paulo. O representante da embaixada do Japão, Akira Yamada, Ressaltou os recentes avanços ocorridos no Brasil, os quais alteraram a imagem de impunidade à qual o país era Frequentemente associado. O embaixador do Peru, Javier Raúl Martín Yépez Verdeguer, afirmou, ao agradecer pelo trabalho realizado, que o seu país assistiu a uma resposta das instituições brasileiras aos atos de corrupção cometidos.

O ministro Sérgio moro finalizou o encontro ressaltando a necessidade de fortalecer a cooperação jurídica e policial com os países amigos, que são todos aqueles que investem no combate ao crime organizado. Também participaram do evento o secretário-executivo do MJSP, Luiz Pontel de Souza; da chefe de gabinete do MJSP, Flávia Blanco; da diretora de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional, Erika Marena e da assessora Especial Internacional, Georgia Diogo.