Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Profissionais da área de segurança participam do Encontro Técnico Anual do Pró-Vida em Brasília

Destaque

Profissionais da área de segurança participam do Encontro Técnico Anual do Pró-Vida em Brasília

por publicado: 13/08/2019 16h32 última modificação: 13/08/2019 16h32
A iniciativa do MJSP, por meio da Senasp, tem como prioridade discutir ações que valorizem a qualidade de vida do profissional de segurança pública

Brasília, 13/08/2019 – O secretário Nacional de Segurança Pública, Guilherme Theophilo, participou, nesta terça-feira (13), da abertura do Encontro Técnico Anual do Programa Nacional de Qualidade de Vida para Profissionais de Segurança Pública, o Pró-Vida. Na programação do evento que vai até sexta-feira (16), cerca de 170 profissionais das corporações dos estados, que trabalham nas áreas de atenção biopsicossocial, saúde e segurança no trabalho participarão das discussões sobre o tema qualidade de vida no intuito de analisarem iniciativas que podem ser implementadas à nível nacional.

Em seu discurso, o secretário Nacional parabenizou a iniciativa e destacou que a implementação do programa tem como objetivo trazer mais humanidade e atenção ao profissional. “A qualidade de vida do profissional de segurança pública é um assunto de suma importância no cenário nacional e que devemos debater cada vez mais. O Pró-Vida está atuando para melhorar o atendimento da saúde, seja ela física ou emocional. Afinal, isso tudo faz parte da qualidade de vida pela qual o MJSP está empenhado em oferecer para todos os profissionais de segurança pública”, afirmou.

Para o diretor de Políticas Públicas (DPSP) da Senasp, Marcelo Moreno, a discussão em torno da saúde do profissional de segurança pública é tema prioritário para a Secretaria. “Nosso desafio é a implementação dessa política que visa priorizar iniciativas que sejam viabilizadas para valorizar, prevenir e criar meios em prol do elemento humano, que está se expondo a todas as condições adversas”, disse.

A cerimônia de abertura contou também com a presença do Secretário-Executivo Adjunto, Washington Leonardo Bonini; do diretor de Ensino e Estatística (DEE) da Senasp, Jorge Pontes; do diretor da Força Nacional de Segurança Pública, coronel Aginaldo Oliveira; do diretor de Gestão de Pessoal da Polícia Federal, Delano Serqueira Gomes; do diretor de Administração da Polícia Rodoviária Federal, Ciro Vieira Ferreira; e do diretor de Políticas Públicas e Articulação Institucional da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD), Gustavo Camilo Batista.

foto redimensionada 2.jpg

Programação Encontro

Durante esta semana, no Hotel Nacional, o Encontro Técnico Anual do Pró-Vida promoverá palestras, mesas redondas, trabalhos em grupo e debates sobre iniciativas regionais que podem ser implementadas em nível nacional com enfoque na integração sistêmica das Unidades de Saúde dos Órgãos que compõem o Sistema Único de Segurança Pública (SUSP).

As palestras terão foco em temas relacionados à síndrome de Burnout, prevenção ao suicídio, saúde e segurança no trabalho, entre outros.  A 1ª Feira de Boas Práticas em Melhoria da Qualidade de Vida também integrará a programação do evento e trará projetos que serão apresentados pelos representantes das regiões do país.

Sobre o Pró-Vida

O Programa foi instituído pela Lei nº 13.675/ 2018 que instituiu o Sistema Único de Segurança Pública (Susp). O Pró-Vida foi criado para valorizar o profissional da área de segurança pública e defesa social, definindo o estímulo à criação de mecanismos de proteção dos agentes públicos que compõe o Sistema Nacional de Segurança Pública, com foco na prevenção da saúde física e mental.