Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Secretária Nacional de Justiça visita Fábrica Social

Destaque

Secretária Nacional de Justiça visita Fábrica Social

por publicado: 01/08/2019 18h32 última modificação: 06/08/2019 14h03
Projeto do governo do Distrito Federal visa capacitar pessoas em situação de vulnerabilidade social para o mercado de trabalho

 Brasília – 01/08/2019 - A Secretária Nacional de Justiça, Maria Hilda Marsiaj Pinto, visitou nesta quinta-feira (1º) a sede da Fábrica Social, iniciativa do governo do Distrito Federal, criada em 2013. Coordenada pela  Subsecretaria de Integração de Ações Sociais da Secretaria de Trabalho a iniciativa tem como objetivo promover a cidadania e educação por meio da capacitação profissional da população economicamente vulnerável do Distrito Federal, visando à criação de oportunidades concretas de inserção no mercado de trabalho e autonomia socioeconômica.

A visita contribuirá para a implantação do Pacto Nacional Prevenção e Combate à Violência Contra as Mulheres que será assinado na próxima semana. A iniciativa pretende aumentar a eficiência de políticas direcionadas à proteção da mulher em situação de vulnerabilidade, no atendimento a vítimas de violência, geração de oportunidades de trabalho para mulheres, fomentando o empreendedorismo feminino, combatendo o tráfico de mulheres e estruturando o sistema de apoio às mulheres vítimas de violência no exterior. O Pacto contará com a participação de diversos atores governamentais, como o Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, Ministério da Cidadania, Conselho Nacional de Justiça, Defensoria Pública da União, Conselho Nacional do Ministério Público, a Câmara dos Deputados (Secretaria da Mulher) e o Senado Federal (Procuradoria da Mulher).


WhatsApp Image 2019-08-01 at 6.28.38 PM (1).jpeg

Acompanhada da diretora do Departamento de Promoção de Políticas de Justiça, Annalina Cavicchiolo Trigo, a secretária Maria Hilda conheceu as duas unidades de fábrica, conversou com os alunos e viu de perto como funciona o processo de produção de todos os produtos feitos ali. Para a secretária, “o trabalho empodera e capacita mulheres e jovens em situação de violência doméstica e vulnerabilidade social, fazendo com que possam sair do processo de dependência financeira, promovendo auto estima e igualdade de direitos”.

O subsecretário de Integração de Ações Sociais da Secretaria de Trabalho, Gerson Vicente de Paula Júnior, pontuou que as ações realizadas na Fábrica atuam de maneira inclusiva, capacitando, qualificando e inserindo essa população no mercado de trabalho, além de possibilitar que essas pessoas se tornem empreendedoras.

WhatsApp Image 2019-08-01 at 6.28.38 PM.jpeg

Hoje, 800 alunos estão divididos em dois turnos nos cursos da Fábrica. Cada turma de 40 alunos conta com 12 instrutores. Segundo Gerson, "os melhores alunos do mês são alçados a monitores no mês seguinte, como forma de estímulo. ” Os estudantes recebem auxílios por aproveitamento individual e adicional de incentivo por assiduidade, além dos auxílios alimentação e transporte.

O Programa Fábrica Social oferece as mais variadas opções de cursos, como bordado, serigrafia, construção civil, marcenaria criativa, corte e costura de laminados, confecção de bolas e redes esportivas, corte, costura e confecção de uniformes, hortas urbanas e instalação de placas fotovoltaicas. Cerca de 80% dos alunos são mulheres chefes de família. Idosos, deficientes e jovens em conflito com a lei - que já cumpriram medida socioeducativa ou que a estejam cumprindo, em regime semiaberto ou aberto - também fazem parte do grupo.

WhatsApp Image 2019-08-01 at 6.28.38 PM (2).jpeg

Os interessados em participar do Programa Fábrica Social precisam estar inscritos no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal e residir no DF. Devem ter renda per capita de até 170 reais, idade mínima de 16 anos e não ter participado de processo de capacitação e qualificação do programa Fábrica Social.