Você está aqui: Página Inicial > Notícias > O Palácio e suas riquezas

Destaque

O Palácio e suas riquezas

por publicado: 11/07/2019 11h55 última modificação: 11/07/2019 11h55
Salão Negro, painel de aço inoxidável, atribuídas a Athos Bulcão e jardins idealizados pelo paisagista Burle Marx são algumas das atrações

O Palácio da Justiça se apresenta com imponência ao contrastar o concreto armado com o vidro, além de ser envolvido por um jardim aquático, idealizado pelo paisagista Burle Marx, que cria uma atmosfera tropical. No seu interior, as esquadrilhas de aço funcionam como moldura para sua exuberância externa, que se une com o céu da Capital e se torna uma autêntica arte do modernismo.

Após atravessar a rampa da fachada principal, o Salão Negro revela a grandiosidade do prédio. Com enormes luminárias, piso de mármore e painel metálico, estabelece um ambiente íntegro para acolher os principais eventos dos Palácio. São 2.090 placas de aço inoxidável, atribuídas a Athos Bulcão, que foram importadas da Alemanha e hoje refletem os tons escuros dos materiais dos espaço. 

No mesmo pavimento está a Biblioteca, especializada em Direito e possui em seu acervo diversas obras jurídicas e conteúdo de áreas como administração pública, economia, literatura, política e sociologia. Com 78 anos, a biblioteca também reúne todas as leis brasileiras e a coleção rara de livros do ex-ministro Affonso Penna Junior. Ela é aberta ao público e funciona das 7h às 19h30.

Para realização de eventos, o prédio também conta com o auditório Tancredo Neves. Sua entrada no segundo andar é feita por meio de três painéis pivotantes que dão acesso ao espaço. O grande diferencial do auditório está no teto, com forro acústico piramidal de gesso, que também são atribuídos a Bulcão.

content.jfif

A ideia de Marx de criar um ambiente tropical não se limita aos jardins externos. O paisagista planejou um jardim de inverno para o terceiro andar do prédio.  Com o pé direito com um pouco mais de dez metros, o espaço no centro do Palácio conta com vigas na cobertura formando um grande pergolado, além de um espaço com plantas e bancos, concebendo um espaço atrativo que auxilia diretamente na ventilação do prédio. Infelizmente, as plantas originalmente previstas no projeto não se mantiveram em sua maioria, descaracterizando a idealização do ambiente.

content (2).jfif