Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ministro Sérgio Moro recebe secretários estaduais de segurança pública

Destaque

Ministro Sérgio Moro recebe secretários estaduais de segurança pública

por publicado: 04/07/2019 18h25 última modificação: 04/07/2019 18h26
O objetivo foi debater soluções para as demandas das unidades federativas e apresentar os projetos do MJSP na segurança pública

Brasília, 04/07/2019 – O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, recebeu na quarta-feira (03), secretários estaduais de Segurança Pública. O objetivo foi promover um momento de diálogo, entre secretários e Ministério, sobre as necessidades gerais e demandas específicas das unidades federativas.

Na reunião de trabalho, o ministro Moro apresentou aos secretários os critérios de rateio dos recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública aos Estados e ao Distrito Federal, que serão definidos em portaria a ser publicada, em breve, pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.

foto3.png

Segundo o Moro, o Ministério está trabalhando em busca de recursos para os projetos de Segurança Pública. “Ninguém mais do que o Ministério da Justiça e Segurança Pública gostaria de ter mais recursos, no âmbito da segurança pública, para distribuir aos estados. E, por isso, estamos trabalhando junto ao Ministério da Economia para tentar uma elevação dos valores do Fundo Nacional de Segurança Pública. E, talvez, essa seja uma boa perspectiva de nós conseguirmos. Mas, de todo modo, temos que definir os critérios de distribuição do rateio do que nós temos”, explicou Moro.

Entre os critérios que devem constar na portaria estão a coleta e inserção de perfis genéticos na Rede Integrada de Banco de Perfis Genéticos e a criação de delegacias dedicadas exclusivamente ao Combate à Corrupção são extremamente necessários.

“O Banco de Perfis Genéticos é uma política estratégica do MJSP e que vai aumentar a resolução de crimes graves no Brasil. É uma política importante para que tenhamos melhores instrumentos no âmbito da nossa Polícia Judiciária. E, no outro item, que solicita que os estados tenham unidade para o combate à corrupção, ao meu ver, é uma forma do Conselho de Secretários, do Ministério, dos secretários de segurança pública e dos governos estaduais sinalizarem à população de que eles estão atentos a essa reclamações e que vão investir nessa área”, acrescentou.

foto.png

Sobre a participação dos gestores na reunião, o secretário Nacional de Segurança Pública, Guilherme Theophilo, reforçou a importância do trabalho conjunto para o alcance de bons resultados no combate e prevenção à criminalidade. “Os governadores junto com os secretários estaduais são os responsáveis por essa redução significativa de crimes que nós tivemos nos quatro primeiros meses do governo. E isso é fruto da integração entre união, estados e municípios. É preciso que continuemos assim para alcançarmos nossos objetivos junto a todos que fazem a segurança pública no nosso país”, frisou.

Os secretários participantes assistiram ainda a apresentações sobre os projetos e iniciativas da Polícia Federal (PF); Polícia Rodoviária Federal (PRF); Departamento Penitenciário Nacional (Depen); Secretaria de Operações Integrada (Seopi); Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad); Diretoria de Administração (DIAD) e da Diretoria de Políticas de Segurança Pública (DPSP) da Senasp.