Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Programa de Fortalecimento das Polícias Judiciárias chega ao Pará

Destaque

Programa de Fortalecimento das Polícias Judiciárias chega ao Pará

por publicado: 03/07/2019 10h59 última modificação: 03/07/2019 11h21
O tema abordado será “Corrupção sistêmica e delinquência institucionalizada”

Brasília, 03/07/2019 – Com o objetivo de aprimorar e fortalecer o trabalho das polícias judiciárias de todo o país, aumentando a capacidade investigativa e de resolução de crimes com impacto positivo na segurança pública, o Ministério da Justiça e Segurança Pública realiza, de 08 a 12 de julho, em Belém (PA), a segunda rodada do Programa de Fortalecimento das Polícias Judiciárias.
 
Abordando o tema “Corrupção Sistêmica e Delinquência Institucionalizada”, a capacitação será destinada para 40 policiais civis e delegados do Pará, previamente escolhidos pela instituição.
 
A semana de capacitação ocorrerá no auditório A do Complexo da Polícia Civil do Pará e trará como palestrantes delegados federais de três distintas gerações, responsáveis pelas maiores operações policiais realizadas pela instituição nos últimos 15 anos. Nomes como Paulo Lacerda, Getúlio Bezerra, Jorge Pontes, Luis Flavio Zampronha, Mauricio Moscardi, Isalino Giacomet, Cleyber Malta e Antonio Beaubrun estão entre os professores. Durante uma semana inteira serão mostrados estudos de casos e diferentes técnicas operacionais.

De acordo com Jorge Pontes, diretor de Ensino e Estatística (DEE) da Senasp, o programa é grandioso. “Trata-se de um programa ambicioso, que tem como objetivo provocar nas 27 polícias civis estaduais, um processo de amadurecimento técnico e institucional que buscará diminuir assimetrias e sedimentar suas autonomias. Casos como Mensalão e Lava Jato serão dissecados, e as investigações conduzidas sobre o ex-governador Sérgio Cabral e o ex-presidente Michel Temer serão “cases” abordados pelos próprios presidentes dos respectivos inquéritos. O processo histórico de “gestão da seletividade” das investigações da Polícia Federal será um dos focos da capacitação”, destaca.
 
Para a abertura da programação, o secretário Nacional de Segurança Pública, Guilherme Theophilo, ministra palestra no dia 08 de julho, às 10h30, com teor motivacional, voltado para os princípios básicos para um bom desempenho no trabalho das forças policiais. A palestra do secretário é aberta à imprensa. Segundo Theophilo, o resultado do programa traz benefícios para a população. “Ao passar por cada região, realizando a capacitação dos policiais, o programa reflete diretamente na sociedade brasileira, pois trata-se de um reforço para aprimorar a atuação da Polícia Judiciária na capacidade investigativa e resolução de crimes”, explica.
 
O Programa de Fortalecimento das Polícias Judiciárias é uma iniciativa da Diretoria de Ensino e Estatística da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e a primeira edição ocorreu na cidade de Recife (PE). Entre os assuntos discutidos com os alunos estão a atuação integrada, enfrentamento ao crime institucionalizado à grande corrupção, combate ao crime organizado, lavagem de dinheiro, planejamento operacional, cooperação internacional, inteligência policial, medidas de seletividade dos inquéritos policiais, entre outros.
 
Programa de Fortalecimento das Polícias Judiciárias
 
Após a aplicação da capacitação aos policiais de Pernambuco, no mês de maio, e aos policiais do Pará, os próximos estados que receberão o PFPJ serão: Espírito Santo, Goiás e Paraná. Os cinco estados também fazem do projeto piloto de enfrentamento à criminalidade violenta que terá como cidades participantes: Paulista (PE), Cariacica (ES), São José dos Pinhais (PR), Ananindeua (PA) e Goiânia (GO). O projeto será lançado, em breve, pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.
 
Serviço:
Abertura Programa de Fortalecimento das Policiais Judiciárias em Belém (PA) com Palestra Secretário Nacional
Data: 08 de julho de 2019
Horário: 10h30
Local: Auditório A do Complexo da Polícia Civil do Pará
Endereço: Avenida Governador Magalhães Barata, 209 - Nazaré, Belém