Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Decreto institui Fórum Nacional de Ouvidores do Sistema Único de Segurança Pública

Destaque

Decreto institui Fórum Nacional de Ouvidores do Sistema Único de Segurança Pública

por publicado: 28/06/2019 14h57 última modificação: 02/07/2019 14h06
Entre os produtos do FNOSP está a elaboração de relatórios referentes à atuação das ouvidorias dos órgãos integrantes do SUSP

Brasília, 28/06/2019 - O governo federal instituiu o Fórum Nacional de Ouvidores do Sistema Único de Segurança Pública (FNOSP), no âmbito do Ministério da Justiça e Segurança Pública. O decreto n° 9.866, de 27 de junho de 2019 foi publicado nesta sexta-feira (28) no Diário Oficial da União.

Entre as atribuições do Fórum estão: estimular a criação e desenvolvimento de ouvidorias nos órgãos de segurança pública que compõem o Sistema Único de Segurança Pública (Susp), promover o intercâmbio de experiências, métodos e estatísticas das ouvidorias, sugerir ações voltadas para o aperfeiçoamento institucional dos órgãos integrantes do Susp e propor diretrizes que auxiliam na fiscalização e controle social das atividades.

O FNOSP deve se reunir, pelo menos, duas vezes por ano e produzirá relatórios referentes à atuação das ouvidorias do Susp, visando à uniformização dos dados de forma qualitativa e quantitativa, a fim de subsidiar ações de fomento às políticas de segurança públicas em âmbito federal, estadual e municipal.

O regimento interno do Fórum será aprovado pela maioria absoluta de seus membros. O colegiado também pode convidar para suas reuniões, sem direito a voto, representantes de entidades e órgãos públicos federais, estaduais, municipais e do Distrito Federal, bem como entidades de defesa dos direitos humanos e organizações de representantes das carreiras de segurança pública.

As reuniões ordinárias do Fórum serão presenciais e as reuniões extraordinárias serão, preferencialmente, por meio de videoconferência.

Veja aqui o decreto que instituiu o FNOSP.