Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Bombeiros da Força Nacional recebem homenagem em evento no Rio de Janeiro

Destaque

Bombeiros da Força Nacional recebem homenagem em evento no Rio de Janeiro

por publicado: 19/06/2019 11h38 última modificação: 19/06/2019 11h38
Bombeiros atuaram na Operação Moçambique, primeira ação humanitária internacional da Força Nacional

Brasília, 19/06/2019 - Na tarde desta terça-feira (18), os bombeiros que atuaram na Operação Moçambique, primeira ação humanitária internacional da Força Nacional, foram homenageados na solenidade "Bombeiros Brasileiros em Moçambique: Desafios e Solidariedade", realizada pelo Centro de Informação da ONU no Brasil, no Salão de Leitura do Palácio do Itamaraty, no Rio de Janeiro. Cerca de 120 pessoas participaram do evento, entre elas 22 militares oriundos da missão, o diretor da Força Nacional, coronel Antonio Aginaldo, representantes de organizações não governamentais, da Defesa Civil Municipal do Rio de Janeiro e imprensa.

O evento homenageou a atuação da Força Nacional e mostrou ao público presente como se deu a experiência no país africano. A abertura foi realizada pelo diretor do Centro de Informação da ONU no Brasil, Maurizio Giuliano, que parabenizou e elogiou os trabalhos das equipes enviadas a Moçambique. Em seguida, a  professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Beatriz Bissio, proferiu palestra sobre a Cooperação Sul-Sul Brasil e Moçambique e suas experiências naquele continente.

Com a exibição de vídeos e uma roda de conversa com os bombeiros que participaram da missão, os convidados puderam conhecer os detalhes da operação. Na ocasião, o coronel Antonio Aginaldo ministrou uma palestra sobre a Diretoria da Força Nacional de Segurança Pública e suas atribuições. Para ele, essa troca de experiência foi bastante enriquecedora. "É uma honra, enquanto diretor da Força Nacional, receber esse convite do Centro de Informação da ONU no Brasil para falar sobre nossa primeira ação humanitária internacional", disse.

A professora Beatriz Bissio, que também é jornalista, historiadora e cientista política, expressou sua grande admiração pelo trabalho realizado pela Força Nacional. "Hoje, vocês nos trazem essa experiência maravilhosa do Brasil socorrendo os irmãos moçambicanos, em que bombeiros militares brasileiros foram ao encontro da população mais fragilizada e castigada por essa tragédia", observou.

A Operação Moçambique teve início no dia 1º de abril,  foi dividida em duas etapas e durou 74 dias. A equipe da Força Nacional contou com 44 bombeiros militares especialistas em busca, resgate, salvamento e saúde. Além dessas atividades, eles realizaram distribuição de alimentos, desobstrução de vias, reconstrução de prédios públicos e escolas e vacinação.