Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Cooperação Jurídica Internacional possibilita ao DRCI efetivar extradição de boliviano acusado pelo crime de homicídio

Destaque

Cooperação Jurídica Internacional possibilita ao DRCI efetivar extradição de boliviano acusado pelo crime de homicídio

por publicado: 14/06/2019 10h54 última modificação: 14/06/2019 10h58
Ação contou com a participação do Departamento de Polícia Federal (DPF) e do Ministério das Relações Exteriores (MRE)

Brasília, 14/06/2019 - A cooperação jurídica internacional entre os Estados Partes do Mercado Comum do Sul (Mercosul), Bolívia e Chile viabilizou,  na última quarta-feira (12), a efetivação da extradição do nacional boliviano Gustavo Santos Vargas Arias de seu país de origem ao Brasil. Arias vai responder perante ao Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ/SP) por três crimes de homicídio qualificado, destruição de cadáver e furto. 

O estrangeiro é acusado de assassinar um casal de bolivianos e o filho em Itaquaquecetuba (SP) no final de 2018. Foragido desde o início de janeiro deste ano, Arais foi preso na Bolívia em 10 de fevereiro com auxílio da difusão vermelha da Interpol/DPF.

O Estado brasileiro solicitou formalmente a extradição do réu com base no Acordo de Extradição firmado entre os Estados Partes do Mercosul, Bolívia e Chile. Após o deferimento do pedido pela Justiça boliviana, as autoridades policias brasileiras realizaram as gestões necessárias para o retorno do acusado.

A extradição foi realizada por meio do trabalho conjunto do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional da Secretaria Nacional de Justiça (DRCI/Senajus), autoridade central em matéria de extradição, do Departamento de Polícia Federal (DPF) e do Ministério das Relações Exteriores (MRE).