Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Depen ministra Curso de Inteligência Penitenciária aos órgãos de segurança na Bolívia

Destaque

Depen ministra Curso de Inteligência Penitenciária aos órgãos de segurança na Bolívia

por publicado: 03/06/2019 16h19 última modificação: 03/06/2019 16h25
Essa é a segunda edição internacional da capacitação que tem como objetivo facilitar o intercâmbio seguro de dados e informações penitenciárias

Brasília, 03/06/2019 – O Departamento Penitenciário Nacional (Depen) iniciou, nesta  segunda (03), na Bolívia, o 56° Curso Básico de Inteligência Penitenciária (CBIPENO) ofertado a outros órgãos de segurança pública com apoio de representantes brasileiros cedidos pela Polícia Federal e pela Embaixada Brasileira no país vizinho.

O curso visa conhecer ações específicas da área de Inteligência Prisional; ampliar o conhecimento teórico, harmonizando a teoria com a prática; uniformizar os procedimentos e documentos de Inteligência no âmbito dos Sistemas Prisionais; otimizar as relações interpessoais, com ênfase no trabalho em equipe; e, vivenciar e aplicar técnicas no desenvolvimento das ações da atividade de inteligência, ainda, aprimorar as cooperações entre Brasil e países vizinhos.

Essa é a segunda edição internacional do Curso Básico de Inteligência Penitenciária. No início do ano, foi realizado o primeiro curso no Paraguai e até o fim deste ano, está programada a mesma capacitação na Argentina.

Essa ocasião contou, ainda, com a presença de Octávio Henrique Dias Garcia Côrtes, embaixador do Brasil na Bolívia, também com a participação de policiais adidos do Chile e da Argentina.

A capacitação segue no decorrer desta semana e já é uma ação da Rede de Cooperação Penitenciária do Mercosul e Estados Associados (REDCOPEN), que tem como objetivo  facilitar o intercâmbio seguro de dados e informações penitenciárias para prevenir que presos deem ordens para crimes de dentro das cadeias, combater organizações criminosas em presídios e combater a criminalidade transnacional.