Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Sousa Cruz recebe notificação da Senacon para esclarecimentos sobre suposta publicidade irregular

Destaque

Sousa Cruz recebe notificação da Senacon para esclarecimentos sobre suposta publicidade irregular

por publicado: 28/05/2019 16h40 última modificação: 28/05/2019 16h40
Empresa tem dez dias para prestar esclarecimentos

Brasília 28/05/2019 -  O Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), notificou a empresa Sousa Cruz para esclarecer sobre uma suposta ação publicitária de cigarro em eventos destinados ao público jovem. A denúncia foi apresentada pela Aliança Controle do Tabagismo e outras organizações.

No documento é relatado que a Souza Cruz teria promovido seus produtos junto aos perfis de digital influencers, por meio de divulgação com uso das hashtags (#): “TasteTheCity", que estaria relacionada a atividade promocional da marca de cigarro Dunhill; "Ahead", relacionada a marca Kent; "Readytoroll", da marca Lucky Strike.

De acordo a denúncia, as publicações feitas em redes sociais não mencionariam os cigarros diretamente, porém divulgavam as hashtags relacionadas aos eventos nos quais ocorreram a promoção dos cigarros em displays. Nas ocasiões mencionadas, a decoração das festas apresentava as cores associadas aos cigarros, associando a mesma comunicação visual.

A Souza Cruz tem dez dias para prestar esclarecimentos. Caso se confirmem os indícios de infração, decorrentes da publicidade de cigarros, será instaurado processo administrativo, com a possibilidade de aplicação de multa de até, aproximadamente, R$ 10 milhões.