Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Depen promove I Curso de Gestão de Instrumentos de Repasse

Destaque

Depen promove I Curso de Gestão de Instrumentos de Repasse

por publicado: 20/05/2019 17h56 última modificação: 20/05/2019 17h56
Treinamento tem a participação de 50 pessoas de 21 estados brasileiros

Brasília, 20/05/2019 -  Representantes de 21 estados e do Distrito Federal participam, entre os dias 20 e 24 de maio, do I Curso de Gestão de Instrumentos de Repasse no Departamento Penitenciário Nacional (Depen), em Brasília (DF). O curso é promovido pela Escola Nacional de Serviços Penais (Espen) e pela Diretoria de Políticas Penitenciárias (DIRPP) e tem como objetivo dar treinamento teórico e prático sobre instrumentos de repasses, como convênios e também o Fundo a Fundo.

Cerca de 50 pessoas participam das aulas ministradas por professores especialistas do Depen e também por convidados como Michele Magalhães, da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

Segundo a diretora da Espen, Taís Kuchnir, o curso é importante para que todos estejam alinhados. “Os estados têm dificuldade de entender como funciona a questão do repasse do fundo penitenciário e sua utilização, por isso é importante saberem as normas técnicas para que o processo flua corretamente”, disse ela.

Para o diretor de Políticas Penitenciárias do Depen, Sandro Abel Sousa Barradas, o curso é focado em todas as áreas de atuação dos repasses financeiros como o acompanhamento e monitoramento dos recursos. “Há necessidade de integração maior entre os órgãos que trabalham diretamente e indiretamente à nossa diretoria, então o foco do curso é dar direcionamento”, relata.

Este primeiro curso quer ajudar a diminuir as dificuldades enfrentadas pelos estados e pelos servidores estaduais “O curso da Espen vai proporcionar uma melhoria do processo de execução financeira dos recursos públicos”, informa Abel.