Destaque
Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública Regional Sul entra em operação na cidade de Curitiba (PR)
O Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública – Regional Sul (CIISPR- Sul) entrou em operação nesta sexta-feira (10), em Curitiba (PR). A cerimônia contou com participação do presidente da República, Jair Bolsonaro, do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, e do secretário de Operações Integradas, Rosalvo Franco. O governo federal e os governadores do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul assinaram termo de cooperação técnica para efetivar a adesão dos estados ao centro.
Na ocasião, o presidente Bolsonaro afirmou que a iniciativa do ministro fortalece a atuação da pasta, “O momento é de cumprimentar o ministro Moro, por essa feliz iniciativa, de mergulhar no combate ao crime organizado em nosso país”, ressaltou.
Segundo Moro, o caminho da segurança pública envolve investimentos, integração e inteligência. “Já temos treze órgãos envolvidos nesse Centro Integrado, e esse número deve aumentar, além do investimento em tecnologia, que tem sido bastante útil para melhorar a qualidade e a quantidade de dados disponíveis no âmbito da segurança pública. O caminho da segurança pública é esse. Precisa sim de investimento de recursos, mas precisa, acima de tudo, de integração e otimização dos recursos. ”
Os altos índices de criminalidade Brasil e o combate ao crime organizado também foram mencionados na fala do ministro. “Hoje temos um grande desafio no nosso país: os elevados índices de criminalidade. Somente trabalhando juntos poderemos superar esses problemas. E eles certamente serão superados. Nada pode se opor ao Estado e à sociedade brasileira desde que eles estejam integrados no mesmo objetivo de construir um melhor país”, finalizou Moro.
O diretor de Inteligência da Seopi, Marcos Aurélio Pereira de Moura, falou sobre as etapas que foram cumpridas dentro do processo e ressaltou que a secretaria está atuando em governança com os estados. “A atuação acontece de forma integrada e coordenada. A nossa missão é proporcionar a integração nas agências de inteligência voltadas para a segurança pública”, afirmou Moura.
Com investimento na ordem de R$ 2 milhões para aquisição de equipamentos eletrônicos, o CIISPR-Sul será composto por um coordenador da Diretoria de Inteligência da Secretaria de Operações Integradas do MJSP, representantes das secretarias de Segurança Pública, das polícias Civil e Militar e do Sistema Penitenciário dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O centro também conta com integrantes das áreas de inteligência da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Departamento Penitenciário Nacional e Agência Brasileira de Inteligência. Inicialmente o CIISPR- Sul contará com mais de 70 bases ou sistemas de dados disponibilizados pelas agências participantes.
Entre as principais funções do CIISPR-Sul está a coleta, análise e disseminação de inteligência para tomadores de decisão dos estados e demais agências de inteligência de segurança pública do país. Os agentes vão produzir conhecimentos estratégicos e terão acesso integrado de conteúdo pertencentes às bases de dados de diversas instituições.
O Centro permitirá a coleta de informações sobre integrantes das organizações criminosas e elaboração de estratégias preventivas de combate ao tráfico de armas, de drogas e redução de violência criminosa.
A presença de capacidades integradas no Centro de Inteligência possibilita assessoria rápida e especializada em casos de emergência ou durante crises. O plano estratégico de atuação do CIISPR-Sul foi validado em janeiro deste ano junto às agências de inteligência dos estados do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.
Projeção nacional - O CIISPR-Sul é uma das entregas da Rede de Centros Integrados de Inteligência de Segurança Pública – um dos projetos estratégicos do MJSP - que contempla também o Centro Integrado de Inteligência Nacional (CIISP-N). Inaugurado no dia 3 de junho em Brasília (DF), o CIISP-N é responsável por nortear diretrizes e coordenar trabalhos que serão estendidos à cinco regiões do país, se comunicando diariamente com os centros regionais.
Além da região Sul, está em operação o Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública - Regional Nordeste (CIISPR-NE). Com sede em Fortaleza, o centro integra a base de nove estados da região. Até o final do ano, será entregue o da região Norte, com sede a definir.