Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Secretário Nacional de Segurança Pública palestra sobre gestão integrada em Congresso no Piauí

Destaque

Secretário Nacional de Segurança Pública palestra sobre gestão integrada em Congresso no Piauí

por publicado: 09/05/2019 18h01 última modificação: 09/05/2019 18h01
Guilherme Theophilo destacou a necessidade de integração e valorização dos profissionais

Brasília, 09/05/2019 – Com a temática “Estratégia de Governança Integrada com os Municípios”, o secretário Nacional de Segurança Pública, Guilherme Theophilo, ministrou, na noite da última quarta-feira (08), palestra na segunda edição do Congresso das Cidades do Piauí.  Em apresentação para o público do evento, formado por prefeitos e demais gestores públicos, o secretário defendeu a importância de os gestores das cidades trabalharem de maneira integrada com a União.

“A Segurança começa no município e nós, no Ministério da Justiça e Segurança Pública, estamos trabalhando exaustivamente em 11 projetos estratégicos para melhorar a gestão nos órgãos de segurança pública para termos cada vez mais resultados efetivos.  É importante que os gestores entendam que segurança pública é ano a ano e não esporadicamente”, explicou.

O secretário afirmou ainda que é necessário investir em segurança pública. “Investir é diferente de gastar. Não adianta aumentar efetivo e comprar material se os resultados não estão vindo. Quando o investimento acontece, os resultados chegam”, esclareceu.

Ao comentar sobre soluções ao combate dos crimes violentos, Theophilo defendeu a integração urgente das forças e constante valorização dos profissionais.

O Congresso das Cidades do Piauí foi uma realização do Sebrae e ocorreu de 06 a 08 de maio, em Teresina (PI). Em sua segunda edição, o evento teve como pilares “Gestão, Inovação e Desenvolvimento Humano”. A programação contou com palestras, oficinas temáticas, seminários, fóruns, workshops, feira de soluções tecnológicas e exposições.

Instituto de DNA Forense

Em passagem pela capital piauiense, o secretário também realizou visita técnica para conhecer as instalações físicas do Instituto de DNA Forense - Perícia Criminal do Piauí (IDNA), que está em fase de finalização pela Secretaria de Segurança Pública do Estado.

“O Instituto é uma ferramenta importante para ajudar na elucidação de crimes e que está dentro do projeto do MJSP de fortalecimento da Rede Integrada de Bancos de Perfis Genéticos (RIBPG). Será um grande ganho para o Estado do Piauí”, comentou Theophilo.

O capitão Fábio Abreu, Secretário Estadual de Segurança Pública do Piauí, explicou que o IDNA é a prova da parceria entre governo do Estado e Senasp. “Aqui, especificamente, o Estado está entrando com a estrutura física e a Senasp com os equipamentos. Nosso Estado nunca teve esse laboratório. O ganho será incalculável, pois dependíamos de outros estados para a realização dos exames.

A visita foi conduzida pelo Delegado Geral, Luccy Keiko; o Comandante Geral da PMPI, Lindomar Castilho; o diretor do Instituto de Criminalística do Piauí, Antônio Nunes e a Perita Criminal Adilana Gomes.