Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Plano Estratégico de Segurança da Copa América é entregue às autoridades de segurança pública das cidades-sede

Destaque

Plano Estratégico de Segurança da Copa América é entregue às autoridades de segurança pública das cidades-sede

por publicado: 09/05/2019 15h39 última modificação: 09/05/2019 16h32
Reforço em todas as sedes envolve diversos órgãos de segurança pública e está previsto para 15 dias antes do primeiro jogo e dois dias depois da última partida

Brasília, 09/05/19 – O Plano Estratégico de Segurança da Copa América 2019 foi entregue pela Secretaria de Operações Integradas (Seopi) do MJSP, aos representantes da segurança pública dos cinco estados que receberão os jogos da Copa América 2019. A reunião do comitê aconteceu no Centro de Comando e Controle Regional do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre (RS), nesta quarta-feira (8).

“A Seopi elaborou um planejamento com o levantamento das áreas impactadas e das áreas de interesse operacional. O policiamento das áreas será realizado em parceria com os estados para garantir um ambiente seguro e tranquilo aos milhares de torcedores que acompanharão os jogos no país” afirmou o Secretário de Operações Integradas, Rosalvo Franco.

Na oportunidade, a Diretoria de Operações da Seopi também fez uma visita ao Escritório Copa América 2019, criado pela Secretaria de Segurança Pública do Rio  Grande do Sul para tratar dos assuntos relacionados ao evento.

Atuação integrada

As polícias Federal, Rodoviária Federal, Militar, Civil, além das Secretarias de Segurança Públicas ou similar, Bombeiros Militares,  Guardas Municipais, Órgão de Trânsito e Defesa Civil estarão envolvidas na atuação conjunta.

Para não haver sobreposição de tarefas, os papéis de cada instituição na operação,  foram definidos por Áreas de Interesse Operacional (AIO) e diagnóstico dos fatores de risco, mapa estratégico, eixos de atuação, cronograma, metodologia, matriz de atuação e de responsabilidades .

São consideradas Áreas de Interesse Operacional (AIO): aeroportos, hotéis, centros de treinamento, estádios e rotas protocolares e Áreas Impactadas (AI): pontos turísticos, locais de aglomeração de público e, no Rio Grande do Sul, também será considerada a região de Fronteira.

Período de segurança

 O reforço nas Áreas de Interesse Operacional e Áreas Impactadas, em todas as sedes, está prevista para 15 dias antes do 1º jogo e 2 dias depois do último jogo que compreenderá o período de 31 de maio a 9 de julho.

Competências e atribuições

Nesta quinta-feira (9), foi publicado o decreto que dispõe da atuação do Governo Federal durante a Copa América para garantir a integridade dos brasileiros e estrangeiros que estiverem circulando pelo país.  Uma das atribuições do Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Seopi, será a articulação com órgãos de segurança pública federais, estaduais, distritais e municipais e a interlocução com o Comitê Organizador Local da Conmebol nas questões de segurança pública de competência da União.

Copa América 2019

Depois de 30 anos desde a última edição realizada em solo brasileiro, a Copa América retorna ao país que a recebeu em outras quatro ocasiões. Marcando o centenário da primeira vez que a competição ocorreu no Brasil, a 46ª edição da Copa América vai acontecer entre os dias 14 de junho e 7 de julho nas cidades do Rio de Janeiro, da Bahia, de Minas Gerais, do Rio Grande do Sul e de São Paulo.