Você está aqui: Página Inicial > Notícias > PRF apresenta resultado parcial da Operação Lábaro

Destaque

PRF apresenta resultado parcial da Operação Lábaro

por publicado: 02/05/2019 15h57 última modificação: 02/05/2019 16h02
Ação mobiliza 500 policiais rodoviários federais em todo o país com foco na integração e inteligência

Brasília, 02/05/2019 – O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro e o diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal, Adriano Furtado apresentaram, nesta quinta-feira (2), os resultados parciais da Operação Lábaro da PRF.

A operação, que teve início no dia 14 de março, teve como resultado a apreensão de 18,37 toneladas de maconha, 2,11 toneladas de cocaína, 10,7 milhões de maços cigarros apreendidos, 155 armas de fogo e mais de 10 mil munições. Ao todo 666.095 veículos e 598.697 pessoas foram fiscalizados.

“Nós trabalhamos previamente com nivelamento de todos servidores, o que traz um ganho de capacitação, até o momento 703 PRFs. Eles passam a atuar com ação previamente planejada entre as áreas de inteligência e de operações. O resultado é bem satisfatório e tem colocado em pauta rotas dinâmicas do crime organizado. A polícia tem a possibilidade de atuar nessas rotas”, explicou Adriano Furtado.

O Ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro,  ressaltou a importância das ações planejadas para o atendimento das necessidades da sociedade referente ao combate ao crime e à redução das mortes no trânsito: “Os nossos recursos são limitados, gostaríamos que fossem maiores e vamos trabalhar para aumentá-los, mas temos que extrair o melhor deles e utilizar cada vez mais inteligência policial, como tem sido feito”, explicou Moro.

A Operação Lábaro 2019, tem o objetivo de potencializar o enfrentamento qualificado ao crime organizado, atuando nas divisas dos estados e nas regiões e corredores estratégicos, em consonância com conhecimentos de inteligência policial e de análise criminal.

A ação, considerada estratégica, foi incluída dentre as medidas prioritárias do Ministério da Justiça e Segurança Pública, constando do rol de iniciativas estratégicas apresentadas pelo Ministro da Justiça, Sergio Moro, ao Governo Federal.


Ao todo, 500 policiais estão atuando de forma coordenada, alternando entre cinco áreas geográficas, compreendendo todo o território nacional, de acordo com um cronograma de ação. Os objetivos são potencializar o enfrentamento qualificado ao crime organizado, atuando nas divisas dos estados e nas regiões e corredores estratégicos, em consonância com conhecimentos de inteligência policial e análise criminal, e, prevenir e reprimir as condutas que mais provocam mortes e lesões no trânsito nos trechos críticos de acidentalidade.

Com informações da Agência PRF