Destaque
Secretário Nacional de Segurança Pública visita órgãos de segurança do estado de São Paulo
Brasília, 16/04/2019 – O secretário Nacional de Segurança Pública, Guilherme Theophilo se reuniu, na segunda-feira (15), com autoridades da segurança pública do Estado de São Paulo. O cronograma de atividades incluiu, além de encontro com equipe de trabalho da Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP), visita ao setor de sexologia forense do IML no Hospital Pérola Byington e à Superintendência de Polícia Técnico-Científica.
O secretário da Segurança Pública do Estado de São Paulo, João Camilo Pires de Campos, apresentou a estrutura da SSP e das polícias Militar, Civil e Técnico-Científica, além dos principais sistemas e tecnologias empregados por estas corporações.
Ao final do encontro, o secretário Nacional de Segurança Pública, agradeceu a receptividade e reforçou a importância da integração entre as forças de segurança.
“Estamos muito empenhados nessa missão, pois queremos focar nos resultados para uma boa eficiência e gestão da Segurança Pública no país”, explicou.
Durante visita ao setor de sexologia forense do Instituto Médico Legal, no Hospital Pérola Byington, a comitiva do Ministério da Justiça e Segurança Pública conheceu o programa “Bem-Me-Quer”, que acolhe e oferece atenção integrada às vítimas de violência sexual, através de um conjunto de diferentes serviços especializados.
Guilherme Theophilo destacou que o MJSP está de portas abertas para apoiar tais iniciativas. “Nosso intuito é somarmos esforços e colocarmos a Senasp à disposição de projetos como este. E, via Diretoria de Políticas de Segurança Pública (DPSP), nosso foco é entender o projeto para estudar a política, a fim de buscarmos modos de melhorar os atendimentos e expandir modelos que são referências”, afirmou.
A última visita ocorreu na Superintendência de Polícia Técnico Científica (SPTC), também conhecida como Polícia Científica de SP, onde foi possível conhecer de perto o trabalho do laboratório de DNA da unidade. A análise do DNA na atividade pericial forense, com o uso de bancos de perfis genéticos, é de grande importância na identificação de suspeitos em casos de violência sexual, entre outros crimes que deixam vestígios.
Também participaram das visitas, o coordenador-geral de Pesquisa e Inovação, João Carlos Laboissière Ambrósio e o coordenador da Rede Integrada de Bancos de Perfis Genéticos (RIBPG), Guilherme Silveira Jacques; ambos da Diretoria de Políticas de Segurança Pública (DPSP) da Senasp.