Destaque
Laboratório de Inteligência Cibernética do MJSP auxilia Polícia Civil de Alagoas em investigação de estupros em série
Brasília, 15/04/2018 – O Laboratório de Inteligência Cibernética da Secretaria de Operações Integradas (Seopi) auxiliou a Polícia Civil de Alagoas nas investigações que levaram a autor de estupros em série.
Benício Vieira de Lima foi preso em Maceió (AL), nesta segunda-feira (15), em operação da Polícia Civil do estado. Além do reconhecimento das vítimas, a polícia também dispõe de provas técnicas que incriminam o suspeito, cujas vítimas têm idades que variam de 11 a 18 anos.
Os casos estão sendo investigados pelas Delegacia dos Crimes Contra a Criança e Adolescente, e pelas duas Delegacias de Defesa da Mulher de Maceió.
Investigações
As investigações foram iniciadas a partir de um relatório da Secretaria Estadual da Saúde, entregue à Secretaria de Segurança Pública, indicando três vítimas de violência sexual, sendo duas menores e uma maior de idade, com as mesmas características do autor e o mesmo modo de operação.
O setor de inteligência da Polícia Civil entrou no caso, e em coletas feitas nos bancos de dados da Policia Civil foram detectados casos desde 2015.
Após pedido da Polícia Civil, a Diretoria de Inteligência da Seopi auxiliou no caso. O Laboratório de Inteligência Cibernética realizou análise de dados que permitiram à força-tarefa de investigadores chegar à uma região, onde foram confirmadas, através de reconhecimento fotográfico de nove meninas, o autor e local dos fatos.
As abordagens aconteciam sempre nas proximidades das casas das vítimas, que eram levadas para uma casa. O suspeito realizava em média de três a quatro vítimas em cada série de ataques, inclusive contra crianças de 11 anos, o que caracteriza crime de pedofilia.
Com informações da Polícia Civil de Alagoas