Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 65% aprovam pacote Anticrime, mostra pesquisa DataSenado

Destaque

65% aprovam pacote Anticrime, mostra pesquisa DataSenado

por publicado: 01/04/2019 18h20 última modificação: 27/07/2020 11h30
Segundo sondagem nacional, propostas do MJSP para combater a corrupção, o crime organizado e os crimes violentos já são conhecidas por 72% dos entrevistados

Brasília, 01/04/2019 - Instituto de pesquisa do Senado Federal, o DataSenado apontou uma aprovação de 65% ao pacote Anticrime apresentado ao Congresso Nacional pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro. A pesquisa nacional mostra que as mudanças legais propostas para combater a corrupção, o crime organizado e os crimes violentos já são do conhecimento de 72% dos entrevistados. Os que mais se interessam pelas medidas são os moradores da região Sul (83%) e os brasileiros com 60 anos ou mais (84%).

A prisão a partir de condenação judicial em segunda instância, tema amplamente debatido na esfera nacional, é apoiada por 51% dos entrevistados. Outros 23% defendem que o acusado fique preso desde a decisão da Justiça de primeiro grau. Já 20% dos brasileiros entrevistados defendem a prisão só no final de todo o processo.

Quanto aos efeitos das medidas, a ampla maioria que ouviu falar do pacote Anticrime avalia que o projeto vai trazer muitos benefícios (65%) ao país. Outros 17% consideram que as medidas trarão poucos benefícios. Apenas 15% dos entrevistados não acreditam em mudanças com a aprovação dos projetos.

Compostas por dois projetos de lei e um projeto de lei complementar, as propostas alteram 14 leis, como Código Penal, Código de Processo Penal, Lei de Execução Penal, Lei de Crimes Hediondos e Código Eleitoral, entre outras. Os projetos adequam o regramento legal do país à realidade atual, dando mais agilidade no cumprimento das penas, criando novos métodos de investigação, tornando o Estado mais eficiente e diminuindo a sensação de impunidade.

Leia mais: Pacote de projetos Anticrime é encaminhado ao Congresso Nacional

Para realização da sondagem, foram entrevistados 1.161 cidadãos de todas as unidades da federação, por meio de ligações para telefones fixos e móveis, realizadas de 6 a 25 de março de 2019. A amostra é estratificada, totalmente probabilística, com distribuição proporcional à população de acordo com os dados mais recentes do IBGE. A margem de erro é de 2,9 pontos percentuais com nível de confiança de 95%.

Clique aqui e acesse a íntegra da pesquisa: