Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Força Nacional de Segurança Pública atuará em Moçambique

Destaque

Força Nacional de Segurança Pública atuará em Moçambique

por publicado: 29/03/2019 09h40 última modificação: 29/03/2019 14h21
Em sua primeira atuação internacional, efetivo composto por 20 bombeiros auxiliará no resgate das vítimas do ciclone que atingiu mais de 1,8 milhão de pessoas

Brasília, 29/03/19 – A partir deste domingo (31), bombeiros da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) vão auxiliar as equipes locais no resgate às vítimas do ciclone tropical que atingiu mais de 1,8 milhão de pessoas em Moçambique, no sudeste da África. Na primeira atuação internacional da FNSP, o efetivo é composto por 20 especialistas em busca e salvamento. Eles levarão botes e outros equipamentos adaptados ao tipo de resgate.

Inicialmente, a permanência dos profissionais será de 30 dias. O pedido de apoio humanitário foi feito diretamente do presidente de Moçambique, Filipe Nyusi, ao presidente Jair Bolsonaro. A Força Nacional vai atuar na cidade moçambicana da Beira, conforme tratativas no âmbito do Grupo de Trabalho Internacional sobre Assistência Humanitária - GTI-AHI, presidido pelo Itamaraty. A portaria que autoriza o envia da Força Nacional de Segurança Pública foi publicada nesta sexta-feira (29) no Diário Oficial da União.

Os bombeiros da Força Nacional de Segurança Pública embarcam para Moçambique na noite desta sexta-feira, a partir do Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte,  em avião da Força Aérea Brasileira. Além dos homens da FNSP, os bombeiros mineiros que ajudaram no resgate das vítimas da barragem de Brumadinho também vão somar esforços.