Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Profissionais da saúde discutem ações de combate à tuberculose no sistema carcerário

Destaque

Profissionais da saúde discutem ações de combate à tuberculose no sistema carcerário

por publicado: 27/03/2019 18h40 última modificação: 29/03/2019 11h53
A doença infecciosa que mais mata no mundo exige medidas estratégicas junto aos grupos prioritários

Brasília, 27/03/2019 - A tuberculose é tema do encontro com profissionais e gestores de saúde do sistema prisional. O evento, que acontece nesta quarta e quinta-feira (27 e 28), no auditório do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), integra as atividades de projeto nacional de enfrentamento e combate à tuberculose no sistema prisional, que tem apoio do Ministério da Saúde e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

 O diretor de Políticas Penitenciárias do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), Sandro Abel, disse na abertura do encontro, que o objetivo maior é zerar a tuberculose no cárcere. "O Depen está junto neste projeto e quer unir a todos os agentes, em uma ação para o combate efetivo à enfermidade", afirmou Abel, que representou o diretor do Depen, Fabiano Bordignon.

 A coordenadora do Programa Nacional de Tuberculose do Ministério da Saúde, Denise Arakaki, ressaltou que a redução dos casos da doença no ambiente carcerário impacta a população geral, devido ao convívio familiar com os detentos. "As pessoas privadas de liberdade recebem visitas em um ambiente carcerário que reúne condições que favorecem a contaminação por tuberculose entre presos e familiares", declarou a especialista.

 Em 2017, foram registrados 69 mil novos casos de tuberculose em todo o País, sendo que 10,5% ocorreram na população carcerária.

tuberculose-depen.png