Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Centro Nacional de Inteligência integrará governo federal e governos locais para análise de dados em tempo real

Destaque

Centro Nacional de Inteligência integrará governo federal e governos locais para análise de dados em tempo real

por publicado: 14/03/2019 18h19 última modificação: 14/03/2019 18h20
Ministério da Justiça e Segurança Pública investe em gestão integrada de inteligência com unidade nacional e cinco unidades regionais

Brasília, 14/03/2019 - O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) está adotando uma política de gestão integrada com as unidades da federação e de reforço nos sistemas compartilhados de inteligência. A  Secretaria de Operações Integradas do MJSP inaugura este mês, em Brasília (DF), o Centro Nacional de Inteligência, ao qual se interligarão cinco unidades regionais que trabalharão integradas aos governos locais.

Inaugurada em dezembro, a primeira unidade regional, instalada em Fortaleza (CE), já trabalha a pleno vapor com representantes indicados pelos nove Estados do Nordeste.

Em 26 de abril, a unidade de inteligência do Sul, localizada em Curitiba (PR), começará a funcionar. No segundo semestre, a meta é que fique pronta a da região Norte.

O trabalho conjunto entre governo federal e governos locais já rendeu resultados: a integração de equipes e de dados em tempo real, com monitoramento e planejamento de ações, foi essencial na atuação conjunta durante a recente crise de segurança pública no Ceará.

Os centros regionais contam com equipes formadas por policiais e integrantes das Secretarias Estaduais de Segurança Pública. O objetivo do Centro Nacional de Inteligência é integrar as agências de inteligência de segurança pública do governo federal, estados e do Distrito Federal, compartilhar conhecimento e competências e, com isso, oferecer suporte a ações efetivas na segurança pública, demandadas no dia a dia, bem como assessorar os gestores máximos de cada ente federativo nos processos decisórios relacionados à segurança pública.

A manutenção das novas estruturas é compartilhada entre os entes federativos: enquanto o MJSP arca com diárias de policiais e fornece equipamentos e sistemas de software, os governos estaduais e do Distrito Federal assumem a manutenção da infraestrutura física das unidades.

 MJSITE_BANNER_SITE_14032019 (004).png