Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ministro pede “união de esforços” para enfrentar desafios da segurança pública

Destaque

Ministro pede “união de esforços” para enfrentar desafios da segurança pública

por publicado: 19/02/2019 16h21 última modificação: 12/04/2019 14h45
Sergio Moro destacou a integração durante abertura de reunião entre Secretaria Nacional e Colégio Nacional de Secretários de Segurança Pública

Brasília, 19/02/2019 – O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, destacou a responsabilidade compartilhada entre União, Estados, Distrito Federal e Municípios na busca por soluções para enfrentar os problemas da segurança pública no país.

Nesta terça-feira (19), o ministro participou da abertura da reunião entre a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e o Colégio Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp).

“A melhor forma de resolvermos os anseios da sociedade e comunidade por um país mais seguro, pelo direito de sair à rua sem ser vítima de um crime ou de não assistir à prática de crimes no âmbito da administração pública é unirmos nossos esforços. Nós queremos ajudar pois sabemos que o seu sucesso [dos estados] é o nosso sucesso, é a felicidade e a segurança do cidadão comum”, afirmou Moro.

O ministro destacou a necessidade de compartilhar experiências bem sucedidas entre os estados e também solicitou o apoio dos secretários para a aprovação do pacote Anticrime encaminhado ao Congresso Nacional.

“Todas as medidas visam melhorar o cenário da segurança pública, deixar o sistema de justiça criminal, não só do Judiciário, mas da Polícia, do Ministério Público mais eficiente para que o cidadão tenha uma resposta em relação ao crime”, destacou Moro.

O encontro reúne até quarta-feira (20) os secretários de segurança pública de todos os estados e do Distrito Federal com a equipe da Secretaria Nacional de Segurança Pública do MJSP.

Entre os temas discutidos estão o Sistema Único de Segurança Pública (Susp), a padronização de dados estatísticos, o fortalecimento da Rede Integrada de Bancos de Perfis Genéticos, capacitações, além de recursos para aplicação em segurança pública.

O secretário Nacional de Segurança Pública, Guilherme Theophilo, explicou que o momento é de colocar em prática o que prevê a Lei nº 13.675/2018 que instituiu o Sistema Único de Segurança Pública e criou a Política Nacional de Segurança Pública.

“Precisamos tirar a ideia de que a Secretaria Nacional de Segurança Pública é um grande almoxarifado onde nós vamos pedir material, a Senasp é mais do que esse apoio e está aí para ajudar, principalmente, nas políticas públicas e nas melhores práticas em apoio aos estados”, afirmou o secretário Nacional de Segurança Pública, Guilherme Theophilo.

Para o secretário, o debate com os estados é fundamental para alcançar os resultados propostos.

“A ideia é exatamente essa, fazer essa aproximação, é ouvir o Colégio Nacional de Secretários de Segurança Pública com mais periodicidade, para que a gente tenha uma opinião deles sobre tudo que nós estamos fazendo e haja uma integração, entre federação e estados, para que a gente tenha um resultado muito melhor”, afirmou.