Destaque
Força Nacional de Segurança Pública começa a atuar no Ceará neste sábado (5)
Brasília, 04/01/2019 - O Secretário Nacional de Segurança Pública, General Guilherme Theophilo, afirmou nesta sexta-feira (4), que o envio da Força Nacional (FNSP) ao Ceará foi feito em tempo recorde, após solicitação encaminhada pelo Governo do Estado.
Cerca de 300 homens iniciaram deslocamento para o Ceará onde a Força Nacional atuará por 30 dias em ações de apoio à Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), ao Departamento Penitenciário Nacional (Depen) e às forças policiais estaduais. Caso necessário, o prazo de atuação da FNSP poderá ser prorrogado.
“Estamos atendendo esse pedido com menos de 24 horas. Foi somente o tempo para o planejamento”, destacou. A partir deste sábado (5), conforme enfatizou, a Força Nacional estará em condições de atuar no Ceará sob coordenação das forças de segurança do estado.
A área de inteligência da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), informou o General Theophilo, vinha acompanhando o cenário em todo o país e verificou o agravamento da situação da segurança pública em Fortaleza (CE).
“De pronto, fizemos contato com o Secretário de Segurança do estado do Ceará, disponibilizando a possibilidade de emprego da Força Nacional. Ele informou ao governador do estado que, por volta das 12h, ligou para o ministro Sergio Moro, dizendo que iria fazer a solicitação da nossa Força Nacional de Segurança Pública, pedido esse que chegou às 18h de ontem (quinta-feira)”, relatou Theophilo.
Saiba mais sobre a atuação da Força Nacional de Segurança Pública
Imediatamente o Ministro da Justiça e Segurança Pública determinou à Força Nacional entrar em prontidão, o que foi feito em tempo recorde já que o tempo habitual de mobilização neste perfil é de 48h e o deslocamento foi feito em menos de 24h.
A fim de agilizar a atuação no Ceará, a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) deslocou tropas de Natal (RN) – 67 homens - e de Aracajú (SE) – 30 homens - que devem chegar a Fortaleza ainda nesta sexta-feira. O restante partirá de Brasília (DF) ainda nesta sexta-feira (4).
”A nossa Força estará em condições de operar amanhã, apoiada pela logística da Polícia Militar do estado do Ceará”, concluiu.