Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Arquivo em Cartaz Festival Internacional de Cinema de Arquivo

Destaque

Arquivo em Cartaz Festival Internacional de Cinema de Arquivo

por publicado: 04/12/2018 10h42 última modificação: 04/12/2018 10h43
Quarta edição do evento faz homenagem à Odete Lara

Brasília, 04/12/2018 - Começa no dia 7 de dezembro a quarta edição do Arquivo em Cartaz Festival Internacional de Cinema de Arquivo, promovido pelo Arquivo Nacional. O evento acontece dentro do prédio histórico e também no Cine Arte da Universidade Federal Fluminense. O objetivo do festival é destacar a importância da preservação dos acervos cinematográficos, assim como incentivar o uso destes arquivos em novas produções.

Além de exibir filmes restaurados e raros, o festival oferece oficinas dedicadas à preservação e tratamento de arquivos cinematográficos, atividade fundamental para a memória audiovisual brasileira. A Bossa Nova, um dos mais importantes gêneros da música brasileira, ganha destaque nesta 4ª edição do festival. Seus 60 anos de história, seus principais personagens e suas músicas estarão presentes na programação. Odete Lara, atriz, cantora do movimento Bossa Nova e escritora brasileira, será homenageada com mostra especial de filmes em 35mm.

Serão apresentados mais de 50 filmes, entre curtas, médias e longas, nacionais e internacionais, em 45 sessões de cinema, divididas em mostras temáticas e competitiva e homenagens. Vários deles ainda sem data de lançamento, circulando apenas em Mostras e Festivais.

Durante a programação o festival promove as mostras: Competitiva, Acervos, Cinema no Pátio, Homenagem, Arquivo Faz Escola, Arquivos do Amanhã, Arquivo N (GloboNews) e Lanterna Mágica. Na ocasião, também haverá encontros e conversas com pesquisadores, além de oficinas dedicadas à preservação e realização de filmes, conservação de arquivos sonoros e tratamento técnico de arquivos audiovisuais. 

O Arquivo em Cartaz acontece de 7 a 12 de dezembro no Cine Arte da Universidade Federal Fluminense e de 10 a 14 de dezembro no Arquivo Nacional.

Odete Lara  

Durante os anos 60 e 70 o cinema brasileiro teve o privilégio de contar com uma estrela de luz insuperável, dona de uma beleza sem igual, repleta de talentos múltiplos. Odete Lara nasceu em São Paulo, no dia 17 de abril de 1929, batizada como Odete Righi. Trabalhou em mais de 30 filmes, incluindo o sucesso Boca de Ouro, de Nelson Pereira, que está na programação do festival.  Converteu-se ao budismo aos 50 anos, dedicando-se a traduzir livros de monges orientais. Em 2002, ganhou um longa biográfico, o filme “Lara”, dirigido pela cineasta Ana Maria Magalhães, que será exibido na ocasião. Além de atuar com diretores e atores consagrados do cinema, ela fez carreira como escritora, tradutora e cantora. Faleceu em 4 de fevereiro de 2015, em Nova Friburgo no Rio de Janeiro.

 

Fonte: ASCOM/AN