Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Segurança Pública e Planejamento assinam acordo para ampliar iluminação pública em municípios

Destaque

Segurança Pública e Planejamento assinam acordo para ampliar iluminação pública em municípios

por publicado: 30/11/2018 18h17 última modificação: 30/11/2018 18h17
Dados do Sistema Único de Segurança Pública (Susp) vão servir para definir áreas prioritárias com o objetivo de prevenir a violência

Brasília, 30/11/2018 – Foi assinado na quinta-feira (29), um Acordo de Cooperação Técnica entre o Ministério da Segurança Pública (MSP), por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), e o Ministério do Planejamento, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento da Infraestrutura, visando a implantação de iluminação pública em municípios, por meio de Parcerias Público Privadas. A ideia é reforçar a iluminação a fim de auxiliar na prevenção da violência.

 O projeto conta com o amparo do Fundo de Apoio à Estruturação e ao Desenvolvimento de Projetos de Concessão e Parcerias Público-Privadas da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios (FEP).

Com o acordo técnico e auxílio de informações compartilhadas do Sistema Único de Segurança Pública (Susp), o governo pretende mapear as áreas críticas nos municípios e estabelecer critérios de aprimoramento da infraestrutura necessária para monitoramento de áreas sensíveis à segurança pública dentro dos espaços urbanos.

Sobre as PPPs

Inicialmente, o FEP apoiará a estruturação, a princípio, de 19 projetos de iluminação pública em 12 estados (Pará, Alagoas, Rio Grande do Norte, São Paulo, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Sergipe, Paraná, Bahia, Minas Gerais, Ceará e Santa Catarina), beneficiando cerca de nove milhões de habitantes. Os municípios foram selecionados por meio de chamamento público.

Por meio das Parcerias Público-Privadas (PPP), o governo pretende ampliar e melhorar a infraestrutura de iluminação, tornando-a mais eficiente e proporcionando novos serviços à rede, como monitoramento e sensoriamento de vias, logradouros, praças e espaços públicos, tornando esses espaços mais seguros para atividades noturnas.

A operação de financiamento conta com auxílio de organismos internacionais especializados nesta temática, que compartilham dos custos e riscos dos projetos, viabilizando a seleção de um número mais expressivo de iniciativas.

 Assessoria de Comunicação Social
(61) 2025-3135/2025-9962
ascom@seguranca.gov.br
www.seguranca.gov.br