Você está aqui: Página Inicial > Notícias > MJ promove evento Escuta Ativa

Destaque

MJ promove evento Escuta Ativa

por publicado: 29/11/2018 18h00 última modificação: 07/12/2018 17h55
Projeto quer levar a Ouvidoria-Geral a atuar ativamente junto aos cidadãos e aos servidores da pasta

Brasília, 29/11/18 - Entre os dias 3 e 5 de dezembro, a Ouvidoria-Geral do Ministério da Justiça, em parceria com a Corregedoria-Geral e a Comissão de Ética, realizará o evento “Escuta Ativa”. O projeto, que ocorrerá na sede do Arquivo Nacional, no Rio de Janeiro, tem como objetivo apresentar o trabalho das unidades de comunicação de denúncias e irregularidades do MJ, levando representantes das áreas ao Arquivo Nacional para levantamento das demandas dos cidadãos, servidores e gestores do órgão.

O Projeto de Escuta Ativa fundamenta-se na necessidade de divulgar as ações da Ouvidoria-Geral junto aos cidadãos, servidores e gestores, fomentando e fortalecendo a participação social no processo de gestão. Desta forma, tem o propósito de aperfeiçoar os produtos e serviços do MJ, considerando as demandas apresentadas no Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal - e-OUV.

A Ouvidoria-Geral desenvolverá ações de escuta ativa de forma itinerante junto à sociedade ou internamente junto aos servidores dos órgãos que compõem a estrutura do MJ. As ações propostas serão alinhadas com a Assessoria de Comunicação, Corregedoria-Geral, Comissão de Ética, Assessoria de Controle Interno, Coordenação-Geral de Gestão de Pessoas, Gabinete do Ministro e demais órgãos necessários à execução das atividades a serem promovidas.

A atuação junto ao público externo será desenvolvida de forma integrada, considerando os projetos: Ação Global, em nível local e estadual, junto aos municípios, junto às Ouvidorias Municipais e em ações de escuta ativa promovidas pela Ouvidoria-Geral da União e demais Ouvidorias públicas.

 OUVIDORIA.png

A atividade de coleta de dados consistirá no preenchimento de questionário específico, a ser aplicado nas escutas com os servidores, considerando indicadores relativos ao perfil dos servidores, qualidade de vida no ambiente de trabalho, perspectiva em relação a atividade/trabalho executado ou ao exercício de função (se for o caso), estrutura física e tecnológica e aspectos gerais relativos à gestão. 

Após a realização de cada Ação, a Ouvidoria-Geral trabalhará os resultados dos dados obtidos e os relatos acolhidos, para composição do Relatório Final da Ação, que será apresentado ao Gabinete do Ministro, ao Secretário-Executivo e ao Dirigente da unidade visitada.

Durante o evento serão realizados encontros com cada segmento de interessados, conforme o cronograma:

- Dia 3 (tarde) – reunião com gestores

- Dia 4 (10h) – apresentação aos servidores do Arquivo Nacional – Auditório

- Dia 5 (10h/16h) – visita às áreas/escuta individual

A cerimônia apresentará, ainda, a nova página da Corregedoria-Geral do MJ aos servidores do Arquivo Nacional, criada para o registro de denúncias de irregularidades, pesquisa processual e acesso a conteúdos relacionados à matéria disciplinar.

Além do Arquivo Nacional, o Projeto prevê visitas ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) e Fundação Nacional do Índio (FUNAI) para o ano de 2019.