Você está aqui: Página Inicial > Notícias > DPDC e Inmetro realizam reunião sobre novos projetos em conjunto

Destaque

DPDC e Inmetro realizam reunião sobre novos projetos em conjunto

por publicado: 28/09/2018 10h09 última modificação: 28/09/2018 10h09
Encontro tratou dos avanços na avaliação da conformidade de produtos e o estreitamento da cooperação entre as instituições.

Representantes do DPDC e do Inmetro

Brasília, 28/09/18 - O Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), órgão da Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça, e o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), vinculado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, realizaram reunião para tratar de qualidade e segurança de produtos oferecidos ao consumidor no Brasil.

Os dois órgãos possuem um largo histórico de parceria em prol da proteção da segurança dos consumidores. Atualmente, um acordo de cooperação entre as instituições promove o compartilhamento de informações técnicas e a elaboração de ações conjuntas. DPDC e Inmetro compõem a Rede de Consumo Seguro e Saúde, também formada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e pelo Ministério da Saúde. A Rede atua na prevenção de acidentes de consumo e no combate a produtos e serviços perigosos ou nocivos ofertados no mercado.

A reunião contou com a presença da Diretora do DPDC, Ana Carolina Caram, do Presidente do Inmetro, Carlos Augusto de Azevedo, e do Coordenador da Rede de Consumo Seguro e Saúde Brasil, Gabriel Reis Carvalho, além de servidores do DPDC e do Inmetro. Na pauta, avanços na avaliação da conformidade de produtos e o estreitamento da cooperação entre as instituições. DPDC e Inmetro decidiram iniciar um projeto para que o Inmetro promova testes em produtos de consumo a pedido do Departamento de Proteção do Consumidor, além daqueles produtos já sujeitos ao selo do Inmetro por obrigação legal.

O Inmetro colocou seus laboratórios à disposição. Por sua vez, o DPDC declarou que vai promover análises de monitoramento do mercado e mapear uma lista de produtos que causam mais acidentes para os consumidores, a ser encaminhada ao Inmetro para testes.