Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Colegiado de presidentes dos conselhos regionais sobre drogas realizam 22° Encontro em Brasília

Colegiado de presidentes dos conselhos regionais sobre drogas realizam 22° Encontro em Brasília

por publicado: 26/10/2015 14h54 última modificação: 26/10/2015 14h54
Contratos com Comunidades Terapêuticas e apresentação de pesquisas marcam encontro

Brasília, 26/10/15 - O Ministério da Justiça, nos últimos dias 20 e 21, recebeu o 22° Encontro dos Conselhos Estaduais de Políticas sobre Drogas (Conens). Na ocasião, as pesquisas promovidas pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) e os contratos com as Comunidades Terapêuticas (CTs) foram os principais temas debatidos.

A Senad apresentou o andamento do 3° Levantamento Domiciliar sobre uso de Drogas, o estudo sobre dependência química nas prisões - bem como a pesquisa sobre o perfil das CTs no Brasil. Também foram debatidos os contratos com as CTs e o andamento do trabalho dessas entidades com a rede de saúde, os leilões que devem ser realizados em todos os Estados no próximo ano e a necessidade de acordos de cooperação para agilidade desses processos, entre outros temas.

Estavam presentes presidentes dos conselhos de Minas Gerais, Paraná, São Paulo, Pará, Acre, Amapá, Ceará, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Tocantins, Santa Catarina, Roraima, Mato Grosso, Piauí, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Rondônia, Alagoas, Pernambuco, Paraíba e o Distrito Federal. Todos apresentaram as boas práticas realizadas em seus Estados.

 Os conselheiros aproveitaram para dar as boas-vindas ao novo secretário da Senad, Luiz Guilherme Paiva, que reiterou o trabalho em parceria que vem sendo realizado entre o Ministério da Justiça e os Estados na política sobre drogas. “É muito importante essa parceria entre os Estados e o Governo Federal para o bom andamento dos investimentos, das ações na área de prevenção, do aumento da rede de saúde, da política sobre drogas como um todo. Confirmamos nosso compromisso em incentivar boas práticas e trabalhar em parceria”, afirmou.