Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Cidades baianas já contam com centros de comando móvel para segurança na Copa

Cidades baianas já contam com centros de comando móvel para segurança na Copa

por publicado: 05/06/2014 16h44 última modificação: 05/06/2014 16h51

Brasília, 3/6/14 – Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália, municípios no sul da Bahia que vão abrigar, respectivamente, as delegações da Suíça e da Alemanha durante o Copa do Mundo, já contam com os serviços e a tecnologia de um Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICCM). A Arena Fonte Nova, em Salvador,que terá seis jogos, também recebeu uma unidade. Ambas farão monitoramento das ações policiais no período do Mundial de Futebol. A Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos do Ministério da Justiça (Sesge/MJ) investiu R$ 69,2 milhões em equipamentos enviados para a Bahia.

A viatura do CICCM tem capacidade de videomonitoramento e gestão de eventos. Foi projetada para poder controlar uma área de interesse operacional como, por exemplo, uma região da cidade, o local da Fifa Fan Fest ou o centro de treinamento das seleções.

O CICCM já está posicionado na Arena Fonte Nova. Ele será usado no amistoso da próxima sexta-feira (6) entre as seleções da Croácia e Austrália. No total, 30 câmeras estarão espalhadas no centro, orla, acessos aos municípios, pontos turísticos e demais áreas mapeadas no plano estratégico para a Copa.

Também haverá videomonitoramento nos arredores dos hotéis em que as seleções estarão concentradas, nos centros de treinamento e no Centro de Mídia, local de onde cerca de 300 jornalistas irão transmitir as informações sobre as duas seleções ao vivo, para todo o mundo.

Neste período, a frota de veículos da região será reforçada e um helicóptero do Grupamento Aéreo da PM também ficará a disposição, para o caso de emergências que necessitem de deslocamentos mais rápidos.

“Além do investimento em tecnologia, o policiamento daqui já foi reforçado. Estamos empregando aproximadamente 3,6 mil policiais que vão atuar na região, garantindo uma maior tranquilidade”, ressaltou o secretário de Segurança Pública da Bahia, Maurício Teles Barbosa.  

Com informações da SSP da Bahia
Ministério da Justiça
Curta facebook.com/JusticaGovBr

www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br

(61) 2025-3135/3315