Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ciclo de Altos Estudos Justiça sem Fronteiras discute políticas de drogas

Ciclo de Altos Estudos Justiça sem Fronteiras discute políticas de drogas

por publicado: 14/08/2014 18h24 última modificação: 14/08/2014 18h24

 Brasília, 14/8/13 – O Ciclo de Altos Estudos Justiça sem Fronteiras tratou das “Novas perspectivas sobre Políticas de Drogas no Hemisfério”. O seminário, que aconteceu no Ministério da Justiça, nesta quinta-feira (14), foi ministrado por Paul Simons, secretário- executivo da Comissão Interamericana de Controle do Abuso de Drogas (Cicad) da Organização dos Estados Americanos (OEA), na companhia do secretário Nacional de Justiça, Paulo Abrão, do secretário Nacional de Políticas sobre Drogas, Secretário Nacional de Políticas sobre Drogas, Vitore Maximiano, e do representante do Escritório do UNODC no Brasil, Rafael Franzini.    

Simons apresentou ações do fórum americano que trata do problema das drogas e canaliza os esforços coletivos de seus Estados-membros para reduzir a produção, o tráfico e o uso de drogas ilegais. Ele falou também sobre a Estratégia Hemisférica sobre Drogas, aprovada em maio de 2010, expressa o compromisso dos Estados membros de lidar com as conseqüências do tráfico de drogas, que representam uma ameaça crescente para a saúde, o desenvolvimento econômico, a coesão social e o Estado de Direito nas Américas.

Segundo Maximiano, o problema das drogas afeta todos os países do hemisfério e tem nuances diversas em cada um deles. “O assunto é complexo, mas o consenso é o de que trata-se de uma questão é de saúde e que precisa de ações efetivas dos Estados. “Transformar estes vários conceitos acerca do tema em políticas públicas é um grande desafio”, afirmou.

Já Simons ressaltou o trabalho do Brasil e destacou as parcerias que o MJ tem feito com a OEA. “Temos uma parceria muito valiosa aqui com a Senad reforçada por universidades e sociedade civil organizada. O Brasil tem um papel muito importante no trabalho de combate às drogas e tem muito a oferecer”.  

Ministério da Justiça
Curta facebook.com/JusticaGovBr

www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br

(61) 2025-3135/3315