Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Cardozo e Cid Gomes inauguram Centro Integrado de Comando e Controle de Fortaleza

Cardozo e Cid Gomes inauguram Centro Integrado de Comando e Controle de Fortaleza

por publicado: 30/05/2014 13h04 última modificação: 30/05/2014 17h20
Ministro da Justiça e governador do Ceará testaram sistema de segurança por meio de videoconferência

 

Brasília, 30/5/14 – O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, inaugurou, nesta sexta-feira (30), juntamente com o governador do Ceará, Cid Gomes, o Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR) de Fortaleza. O evento foi realizado no Centro Integrado de Comando e Controle Nacional (CICCN), em Brasília, por videoconferência.

Leia também:

Portaria regulamenta Sistema Integrado de Comando e Controle para a Copa

Como o Brasil garantirá a segurança pública na Copa do Mundo 2014

Áudio:

Clique e ouça a entrevista coletiva do ministro José Eduardo Cardozo

“Se alguém tem alguma dúvida de que a Copa do Mundo deixará aos brasileiros algum resultado, basta ver os Centros Integrados de Comando e Controle. Nunca tivemos integração entre as polícias. Nunca tivemos ações em que todos juntos participassem de um processo decisório, e a Copa do Mundo está permitindo a condição para isso".

A videoconferência serviu de teste para mostrar a integração dos CICC instalados nas 12 cidades-sede do Mundial. Durante o evento, Cardozo disse que a segurança pública passará para um novo patamar com os investimentos do governo federal, que chegam a R$ 1,9 bilhão.

Nos CICCR, imagens são geradas nas cidades-sede e compartilhadas com os Centros Integrados de Comando e Controle Nacional (CICCN), que ficam em Brasília e no Rio de Janeiro. “Após o Mundial de futebol, esse sistema de monitoramento continuará funcionando e garantindo a segurança pública”, garantiu o ministro da Justiça.

Cardozo e o governador do Ceará conversaram durante a conferência. Gomes frisou que a integração não será só nacional, mas também internacional. “Os números de emergências do Brasil (190), EUA (911) e Europa (120) estão conectados e interligados ao nosso sistema”, informou o governador.

No CICCR de Fortaleza serão coordenados todos os procedimentos operacionais relacionados à segurança. Funcionará 24 horas por dia, realizando serviços de emergência, interligando Polícia Militar (PM), Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), Polícias Federal e Rodoviária Federal, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), além de outros órgãos de segurança e trânsito das esferas Federal e Estadual. A integração entre essas instituições possibilitará a tomada rápida de decisões.

Os investimentos no centro somam R$ 31 milhões, oriundos da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos do Ministério da Justiça (Sesge/MJ) e Governo do Ceará.

Foto: Isaac Amorim

Ministério da Justiça
Curta facebook.com/JusticaGovBr

www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br

(61) 2025-3135/3315