Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campanha Coração Azul instala comitê no RJ

General

Campanha Coração Azul instala comitê no RJ

por publicado: 21/10/2013 14h44 última modificação: 24/02/2014 11h19
Iniciativa busca conscientizar a sociedade sobre o tráfico de pessoas e alerta com o slogan 'Liberdade não se compra. Dignidade não se vende. Denuncie o tráfico de pessoas'. Campanha é pareceria do MJ com Escritório da ONU sobre Drogas e Crime

A Campanha Coração Azul, iniciativa mundial da Organização das Nações Unidas (ONU) contra o tráfico de pessoas, instala seu comitê no Rio de Janeiro, nesta segunda-feira, às 19h, na PUC-Rio. O secretário Nacional de Justiça, Paulo Abrão, irá participar do evento, representando o Ministério da Justiça (MJ). 

Leia também: Pesquisa do MJ faz retrato do tráfico de pessoas no Brasil

O MJ aderiu à campanha em parceria com o Escritório da ONU sobre Drogas e Crime (UNODC).  A iniciativa busca conscientizar a sociedade e serve de inspiração para medidas que ajudem a acabar com o tráfico de pessoas. 

De acordo com Paulo Abrão, a campanha põe em prática um dos principais compromissos do II Plano Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas: "O mais importante é sempre evitar o crime. A prevenção será estimulada com a campanha, para que as pessoas tomem consciência, denunciem e permitam ao Estado articular suas ações de repressão e de proteção às vítimas".

Implementada pelo UNODC em outros dez países, a ação foi criada no Brasil em maio para mobilizar a sociedade contra esse crime.  A cantora Ivete Sangalo é a embaixadora da campanha no Brasil, que tem como símbolo um coração azul. 

Com o slogan 'Liberdade não se compra. Dignidade não se vende. Denuncie o tráfico de pessoas', a campanha insere o Brasil na mobilização internacional.


Tráfico
O tráfico de pessoas é um crime que explora mulheres, crianças e homens.  Segundo o MJ, relatórios oficiais mostram que há mais de 2 milhões de pessoas traficadas no mundo. No Brasil, de 2005 a 2011, foram investigadas 514 denúncias desse crime. Dois terços - 344 - dos inquéritos são relacionados com trabalho escravo. Outros 157 são de tráfico internacional e 13 de tráfico interno de pessoas. Ainda de acordo com o ministério, a atuação do Estado brasileiro resultou no indiciamento de 381 suspeitos e, por causa de limites da legislação e de dificuldades em reunir provas, apenas 158 foram presos. 

Como denunciar
O governo disponibiliza a rede de núcleos e postos estaduais e municipais de enfrentamento do tráfico de pessoas, a rede consular para apoio no exterior, os serviços Disque 100, da Secretaria de Direitos Humanos, e o Ligue 180, da Secretaria de Políticas para as Mulheres. Também é possível se comunicar com a Coordenação de enfrentamento ao Tráfico de Pessoas da Secretaria Nacional de Justiça pelo e-mail de informação: traficodepessoas@mj.gov.br ou pelo e-mail de denúncia da Polícia Federal: urtp.ddh@dpf.gov.br

Como participar
Todo mundo pode participar: curta o Coração Azul no Facebook, adote esse símbolo no seu perfil ou na página da sua empresa.  Material de divulgação está disponível em coracaoazul.com.br. O material também será distribuído nos núcleos e postos da rede de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas de todo o país.

 

Por Allan de Carvalho

Agência MJ de Notícias
(61) 2025-3135/3315
acs@mj.gov.br
www.justica.gov.br