Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Câmara poderá criar subcomissão para modernizar lei de recuperação de ativos

Câmara poderá criar subcomissão para modernizar lei de recuperação de ativos

por publicado: 22/05/2014 12h12 última modificação: 23/05/2014 12h18

Brasília, 22/5/2014 – Cerca de R$ 700 milhões frutos de atividades criminosas estão bloqueados no exterior aguardando a finalização dos processos judiciais para que seja possível o retorno para o Brasil. Por conta disso, a Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados decidiu propor a criação de uma subcomissão para avaliar e discutir a modernização da legislação, além de fortalecer institucionalmente os órgãos que trabalham com o tema.

 O anúncio foi feito durante audiência pública realizada nesta quinta-feira (22), no Câmara dos Deputados, com a participação do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional da Secretaria Nacional de Justiça (DRCI/SNJ) do Ministério da Justiça.

 O tema do encontro foi “Conhecer as dificuldades legislativas do governo brasileiro na recuperação dos ativos produtos de crimes encontrados no exterior”. O assunto é o tópico 14 da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla), da SNJ, que aborda a necessidade de alterações legislativas para rever o sistema de recursos processuais penais e de execução da sentença penal.

Requerida pelo Deputado Renato Simões (PT-SP), a audiência teve como objetivo ouvir os órgãos federais responsáveis pela temática e propor soluções para diminuir as dificuldades enfrentadas para trazer de volta ao país bens e valores, frutos de atividades criminosas e que foram enviados para o exterior. 
 
“É importante ressaltar que todos os órgãos envolvidos com o tema repatriação de ativos estão integrados na busca de soluções para os problemas existentes. Essa também é uma das ações discutidas, neste ano, na Enccla”, destaca Roberto Biasoli, diretor-substituto do DRCI/SNJ.

“O uso abusivo de recursos em um processo ocasiona uma demora excessiva no trânsito em julgado de uma ação penal, que pode durar décadas, o que muitas vezes inviabiliza a repatriação do dinheiro que está no exterior”, complementa Biasoli.
 
 Também estiveram presentes representantes do Departamento de Polícia Federal (DPF) e a Secretaria de Cooperação Jurídica Internacional da Procuradoria-Geral da República (SCI/PGR).

Ministério da Justiça
Curta facebook.com/JusticaGovBr

www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br

(61) 2025-3135/3315