Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Brasileiro terá mais acesso à Justiça no exterior

Brasileiro terá mais acesso à Justiça no exterior

por publicado: 21/05/2014 19h09 última modificação: 21/05/2014 19h09

Brasília, 21/5/14 – Até 23 de maio, a Secretaria Nacional de Justiça (SNJ) participa, em Haia, na Holanda, da Comissão Especial que congrega os países membros das convenções sobre o acesso internacional à Justiça, a obtenção de provas e a citação judicial no exterior.

O Brasil foi convidado a mostrar sua experiência para os demais países durante a reunião. A tarefa coube a Sâmia Albuquerque, do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI/SNJ), autoridade central brasileira, intermediando e centralizando as comunicações com as autoridades judiciais estrangeiras. Serão analisadas também propostas de um manual sobre a Convenção de Provas sobre a utilização de meios eletrônicos para a Convenção de Citação. O DRCI/SNJ participou da redação desses documentos e agora defenderá, em Haia, sua aprovação.

“É importante popularizar a cooperação jurídica internacional, aproximando o brasileiro dos instrumentos para a defesa de seus direitos junto à Justiça de outros países”, ressalta o secretário Nacional de Justiça, Paulo Abrão. “É preciso criar ferramentas para que as fronteiras não impeçam o exercício de direitos dos brasileiros. Ao mesmo tempo, estamos abrindo ainda mais as portas do nosso judiciário para os estrangeiros que necessitem”, complementa Ricardo Saadi, Diretor do DRCI/SNJ.

Por iniciativa dos ministérios da Justiça e das Relações Exteriores, o Brasil deve se tornar parte desses e de outros instrumentos desenvolvidos pela Conferência da Haia de Direito Internacional Privado, o que vai facilitar a vida dos brasileiros e das empresas nacionais que precisem de medidas judiciais no exterior.

O Congresso Nacional já aprovou a Convenção da Haia sobre Provas, que vai facilitar a obtenção de provas no exterior para processos judiciais brasileiros e vice-versa, e a Convenção da Haia sobre Acesso Internacional à Justiça, que vai abrir a brasileiros as portas para os sistemas de assistência jurídica gratuita ou subsidiada no exterior. Elas entrarão em vigor após a promulgação do Decreto Presidencial.

Já a Convenção de Citação foi enviada à Casa Civil pelos ministérios da Justiça e das Relações Exteriores. Após aprovado pela Casa Civil, o texto irá para o Congresso Nacional, para então ser permitida a adesão brasileira a este tratado, o que agilizará e ampliará a efetividade das ações judiciais transnacionais.

Ministério da Justiça
Curta facebook.com/JusticaGovBr

www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br

(61) 2025-3135/3315