Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Brasil Integrado reúne todo o país no combate à criminalidade

Brasil Integrado reúne todo o país no combate à criminalidade

por publicado: 05/12/2014 18h49 última modificação: 05/12/2014 18h49
Pela primeira vez governo federal e estados se unem em ações coordenadas entre os órgãos de segurança pública

Brasília, 5/12/14 - Desde as primeiras horas desta sexta-feira (5), o Ministério da Justiça realiza a operação Brasil Integrado - Ação Nacional, que pela primeira vez reúne ações coordenadas entre os órgãos de segurança pública dos 26 estados e do Distrito Federal. O foco é combater conjuntamente ações de crime organizado com maior impacto regional em cada ponto do país, num modelo semelhante ao da Copa do Mundo.

Segundo o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, as operações buscam perpetuar a experiência de atuação vitoriosa na Copa do Mundo para a segurança pública do país. "Começamos a fazer história com a primeira mobilização integrada em plano nacional. Essas ações são protótipos para que em breve tenhamos protocolos permanentes de atuação integrada e centros de monitoramento e controle em todo o país", revelou.

- Confira o áudio da coletiva com o ministro da Justiça
- Confira o áudio da coletiva com o secretário de Segurança da Bahia
- Confira as fotos da coletiva e da operação


As duas primeiras edições do Brasil Integrado foram realizadas com estados do Nordeste. A terceira incluiu os estados de fronteira. Nesta quarta-feira (5), denominada Brasil Integrado – Ação Nacional, estão envolvidos profissionais de todos o país.

Balanço
A operação começou à 0h desta sexta-feira, devendo ser concluída logo mais, às 23h59. Somente nas primeiras 12 horas de operação foram detidas 292 pessoas.

Também foram apreendidas, nesta etapa inicial, 65 armas de fogo e 493 munições, R$ 47 mil, 217 quilos de drogas e além de 105 veículos roubados ou usados em crimes.

A ação inédita reúne 20 mil integrantes da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Força Nacional de Segurança Pública e de Polícias Militares, Polícias Civis e de Corpos de Bombeiros de todo o país.

Integração
Secretários de segurança pública dos estados ou seus representantes estão em Brasília durante a operação, discutindo ações para efetivar políticas de integração para a área a partir do próximo ano. O titular da pasta na Bahia, Maurício Barbosa, anunciou que o grupo irá levar aos estados um pedido de continuidade dos avanços aos governadores eleitos ou reeleitos que assumirão os cargos em 2015.

Ministério da Justiça
facebook.com/JusticaGovBr
flickr.com/JusticaGovbr
www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br

(61) 2025-3135/3315