Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Brasil e Peru discutem políticas sobre drogas

Brasil e Peru discutem políticas sobre drogas

por publicado: 26/09/2014 18h12 última modificação: 26/09/2014 18h12

 

Brasília, 26/9/14 – Prevenção, tratamento, redução da oferta, lavagem de ativos e tráfico de pessoas foram os  principais pontos abordados durante a 8ª Reunião da Comissão Mista Brasil-Peru sobre Drogas e Temas Conexos. O encontro ocorreu entre os dias 24 e 25 de setembro, no Palácio do Itamaraty, com a presença das delegações brasileira, chefiada pela ministra Márcia Loureiro, do Ministério das Relações Exteriores, e a delegação peruana, com o Dr. Alberto Otárola, presidente-executivo da Comissão Nacional para o Desenvolvimento e Vida sem Drogas (DEVIDA).

Na abertura da reunião, o secretário Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad/MJ), Vitore Maximiano, apontou que desafios comuns requerem ações coordenadas e que se tem avançado nesse sentido. “Estamos diante de um tema que mais nos apresenta à questão da transnacionalidade e no caminho certo para que possamos enfrentar as drogas”, afirmou.

Para o secretário, devem ser observados aspectos da prevenção e da oferta de serviços de cuidados aos usuários e dependentes de droga, incluindo assistência social, saúde pública e respeito aos direitos humanos. Com o objetivo de combater o narcotráfico, o chefe da delegação peruana, Dr. Alberto Otárola, indicou que o controle de fronteiras é uma das prioridades do governo peruano. Segundo Otárola, as ações de combate devem ser acompanhadas de políticas que busquem o desenvolvimento sustentável das áreas de fronteira.

Intercâmbio de informações
Na oportunidade de discussão sobre redução da demanda,  Maximiano ressaltou o álcool e a cocaína como principais focos de atenção. Como políticas de prevenção e tratamento do uso de drogas, o secretário destacou a capacitação de professores e o Serviço Nacional de Orientações e Informações sobre Drogas, Ligue 132.

As delegações do Brasil e do Peru tiveram a oportunidade de trocar experiências nas áreas de redução da demanda, oferta, lavagem e tráfico de pessoas, bem como estabelecer parcerias, cooperação técnica e visitas. Também foram acordadas trocas de informações sobre programas de prevenção ao uso de drogas, experiências no tratamento e acompanhamento de comunidades terapêuticas.

Ministério da Justiça
facebook.com/JusticaGovBr
flickr.com/JusticaGovbr
www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br

(61) 2025-3135/3315