Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Bombeiros do RJ iniciam operação para a Copa com reforço de 50% do efetivo

Destaque

Bombeiros do RJ iniciam operação para a Copa com reforço de 50% do efetivo

por publicado: 20/05/2014 11h51 última modificação: 20/05/2014 11h58
Militares irão empenhar, diariamente, dez grupos táticos avançados nas principais rotas próximos aos hotéis, centros de treinamentos, eventos e pontos turísticos

Brasília, 20/5/14 – O Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro inicia nesta semana a Operação Especial para a Copa do Mundo. Durante dois meses, a corporação contará com reforço de 50% do efetivo diário. O objetivo é diminuir o tempo-resposta dos atendimentos com a atuação de cerca de 1,5 mil militares e o deslocamento de recursos para pontos estratégicos. O monitoramento das ações será realizado pelo Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) juntamente com a Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos, do Ministério da Justiça (Sesge/MJ).

Os bombeiros vão empenhar, diariamente, dez grupos táticos avançados nas rotas protocolares, próximos aos hotéis, centros de treinamentos, eventos e pontos turísticos, além de guarnições de intervenção rápida e força-tarefa.

A orla da cidade também contará com um aumento de 90 guarda-vidas, que vão atuar com equipamentos de salvamento marítimo, e o auxílio de 18 embarcações, além do emprego de aeronaves. Em dias de jogos, 150 bombeiros e 50 agentes de Defesa Civil estadual estarão estrategicamente posicionados no Maracanã e no entorno do estádio.

“Com o planejamento adotado, serão tomadas as medidas necessárias para atuação nas proximidades dos locais de evento. Desta forma, a corporação vai cobrir todo o Rio de Janeiro e reforçar os centros de maior impacto em decorrência das festas e dos jogos da Copa do Mundo”, afirma o superintendente extraordinário para grandes eventos da Secretaria de Estado de Defesa Civil, coronel Wanius Amorim.


Ministério da Justiça
Curta facebook.com/JusticaGovBr

www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br

(61) 2025-3135/3315