Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Boletim Consumo e Finanças tira dúvidas sobre pacotes e serviços bancários

Boletim Consumo e Finanças tira dúvidas sobre pacotes e serviços bancários

por publicado: 13/10/2014 17h11 última modificação: 13/10/2014 17h11

Brasília, 13/10/14 – A Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça (Senacon/MJ) e o Banco Central (Bacen) divulgaram, nesta segunda-feira (13), a nona edição do Boletim Consumo e Finanças. O documento explica o que são os pacotes de serviços oferecidos pelas instituições bancárias e os cuidados que devem ser tomados pelos consumidores ao contratá-los.

O boletim destaca que a adesão a um pacote não é obrigatória, e que o consumidor tem a opção de utilizar serviços individualizados.

Para saber qual a melhor alternativa, é preciso comparar o que se pagaria em tarifas avulsas com o valor do pacote. O boletim ressalta que há serviços que não podem ser cobrados, como cartão de débito, quatro saques e dois extratos mensais. Esclarece também que o valor cobrado mensalmente pelo pacote de serviços não pode ultrapassar a soma das tarifas individuais que o compõem.

Além disso, as informações sobre os pacotes de serviços devem ser divulgadas em local e formato visíveis ao público, nas agências bancárias, postos de atendimento, rede de correspondentes e sites das instituições na internet.

O Boletim Consumo e Finanças é resultado do acordo de cooperação firmado entre a Senacon e o Bacen.

Clique para acessar o Boletim.

Ministério da Justiça
facebook.com/JusticaGovBr
flickr.com/JusticaGovbr
www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br

(61) 2025-3135/3315