Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Belém do Pará recebe curso sobre atendimento ao migrante e tráfico de pessoas

Belém do Pará recebe curso sobre atendimento ao migrante e tráfico de pessoas

por publicado: 15/09/2015 09h06 última modificação: 15/09/2015 09h06
A metodologia tem foco na participação ativa dos presentes, por meio de debates, discussões, dinâmicas, estudo de caso, resoluções de problema e simulações

Brasília, 15/9/15 - A capital paraense, Belém, sedia nesta terça-feira (15) um curso sobre Migração, Tráfico de Pessoas e Atendimento ao Migrante. O objetivo é fortalecer a rede local de assistência e atendimento, compartilhar conhecimento sobre direitos dos migrantes e das vítimas de tráfico de pessoas e as necessidades de atendimento desses públicos alvo, apresentando conceitos relacionados a ambos os temas.

O foco desse curso é o atendimento ao migrante e a vítima de tráfico de pessoas, com destaque às especificidades do público alvo. Mulheres, crianças e adolescentes, indígenas e população LGBT serão consideradas e destacadas em todos os módulos do curso. A metodologia tem foco na participação ativa dos presentes, por meio de debates, discussões, dinâmicas, estudo de caso, resoluções de problema e simulações.

Participam do evento cerca de 25 atores locais  (governamentais e não-governamentais) do estado, integrantes da rede de assistência social (CRAS e CREAS), da política para mulheres (CRAMs), da saúde; da segurança pública (polícias civis, militar e federal); do atendimento a migrantes e vítimas de tráfico de pessoas (Casas do Migrante, Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e Posto Avançado de Atendimento Humanizado ao Migrante, Pastorais do Migrante e ONGs). O encontro se encerra na quarta-feira (16). 

O Curso está inserido no âmbito do Projeto “Migrações Transfronteiriças: fortalecendo a capacidade do Governo Brasileiro para gerenciar novos fluxos migratórios” (MT Brasil), desenvolvido pelo Ministério da Justiça, Ministério do Trabalho e Emprego, União Européia, Secretaria de Estado para Migrações da Suíça, o International Centre for Migration Policy Development (ICMPD). Com o projeto MT Brasil pretende-se fortalecer a capacidade do Governo Federal brasileiro para melhor gerir os fluxos migratórios, com foco na assistência e integração laboral de grupos vulneráveis, como os retornados, migrantes e as potenciais vítimas de tráfico de pessoas.

A realização do curso em Belém conta com o apoio e parceria da Infraero e da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Estado do Pará. Os parceiros e associados do projeto também incluem: Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República do Brasil (SPM), a Divisão de Direitos Humanos do Departamento de Polícia Federal, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras de Portugal (SEF), o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime - Escritório de Ligação e Parceria no Brasil (UNODC); e a Organização Internacional do Trabalho - Escritório em Brasília (OIT).

Ministério da Justiça
facebook.com/JusticaGovBr
flickr.com/JusticaGovbr
www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br

(61) 2025-3135/ 3315/ 9962