Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Balanço preliminar do Brasil Integrado traz resultados positivos

Balanço preliminar do Brasil Integrado traz resultados positivos

por publicado: 04/09/2014 14h55 última modificação: 04/09/2014 16h28

Salvador (BA), 4/9/14 – O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, informou nesta quinta-feira (4) que os resultados preliminares da operação Brasil Integrado no Nordeste foram além do esperado. As equipes conseguiram desarticular quadrilhas de assalto a banco, aprender armas, veículos roubados e até um avião, além de material explosivo utilizado para destruir caixas eletrônicos. O número de homicídios em algumas localidades caiu drasticamente.

Durante coletiva de imprensa no Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR) da Bahia, em Salvador, de onde acompanha as operações juntamente com todos os secretários de segurança da região, Cardozo anunciou que o balanço final das ações conjuntas de combate à criminalidade e à violência nos nove estados será finalizado à meia noite desta sexta-feira (5), e divulgados pela manhã, em Brasília.

O Brasil Integrado começou a ser articulado há cerca de um mês entre governo federal e estados do Nordeste. Foram três dias de operações conjuntas entre Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, Força Nacional e Exército, semelhante ao esquema montado durante a Copa do Mundo.

“Nesse período se mostrou que quando se faz uma ação integrada desse tipo, não só se enfrenta o crime organizado, mas constrói-se uma situação de combate à violência como um todo. Esse resultado foi extremamente positivo”, avaliou Cardozo.

O ministro ressaltou que o Nordeste sai na frente com a experiência da integração. Depois do sucesso da Copa do Mundo, a região foi escolhida para o projeto piloto do Brasil Integrado, com seus quatro CICCR. Para o ministro, isso revela que a estratégia é positiva no combate ao crime organizado e à violência, consolidando a ideia de segurança pública como política de Estado.

Após a divulgação dos resultados da fase piloto do Brasil Integrado, Cardozo e as demais autoridades em segurança irão se reunir para avaliar todos os aspectos da operação e estudar a ampliação para as demais regiões do País.

Foto: Ascom/SSP BA

Ministério da Justiça
facebook.com/JusticaGovBr
flickr.com/JusticaGovbr
www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br

(61) 2025-3135/3315